Você sabia que o forro mineral é resistente ao fogo? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Você sabia que o forro mineral é resistente ao fogo?


Forro Mineral - R Bassani Drywall

Os forros de fibra mineral vêm se tornando uma solução, cada vez mais, recorrente em projetos de edifícios comerciais, bem como teatros, cinemas, hotéis, e aeroportos, devido às diversas vantagens que oferecem. Entre elas podemos citar seu excelente desempenho acústico, sua instalação rápida e prática, a flexibilidade que oferece ao projeto, e a facilidade de manutenção que proporciona.

As placas são obtidas a partir de matérias primas-naturais, como lãs minerais, argila, vidro reciclado, e areia, e vêm se desenvolvendo nos últimos anos para oferecer maior segurança na construção civil. Neste sentido, as normas técnicas indicam a resistência ao fogo como requisito primordial para o forro mineral. Você já conhecia esta vantagem deste tipo de forro? Entenda, no post de hoje, mais sobre a segurança que oferecem em caso de incêndio! Acompanhe:

Norma técnica

A NBR 9442/86 da Associação Brasileira de Normas Técnicas rege sobre as condições a serem atendidas por materiais de acabamento e revestimento empregados na construção civil para que, em caso de incêndio, contribuam para restringir a propagação do fogo e o desenvolvimento da fumaça no ambiente onde estão instalados. A NBR 9442/82 se aplica a todos os tipos de edificações e exige determinados índices de controle dos materiais de acabamento, conforme os usos e ocupações das áreas para as quais são especificados.

De acordo com as propriedades de resistência à propagação de chamas, a NBR 9442/86 classifica os materiais de acabamento em classes, sendo a “Classe A” a melhor delas. A “Classe A” reúne os materiais que apresentam menor capacidade de propagar o forro, e oferecem, portanto, maior segurança em caso em incêndio.

Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros disponibiliza em seu site Instruções Técnicas relativas à segurança contra incêndios em edificações. A IT-10, Instrução Técnica Número 10, também auxilia no estabelecimento de condições a serem atendidas por materiais de acabamento na construção civil. A norma aborda, além da questão da propagação da chama, condições relativas ao nível de gases tóxicos emitidos pelos materiais quando em combustão e à emissão de fumaça em caso de incêndio. A IT-10, assim como a NBR 9442/86, apresenta classificação dos materiais, agrupando-os em classes referentes ao melhor ou pior atendimento às condições estabelecidas.

As normas técnicas e instruções referentes aos materiais de acabamento e suas propriedades, em caso de incêndio, surgem, nos dias de hoje, como forma de impulsionar, cada vez mais, o desenvolvimento de materiais seguros para a construção civil. Estar atento a estas recomendações e cumprir de forma rigorosa as regras de proteção contra incêndio são a melhor forma de minimizar danos materiais e oferecer as condições necessárias para salvar vidas em um edifício, em caso de fogo. A adoção de materiais com melhores propriedades, agrupados em “Classe A”, segundo a NBR 9442/86, também contribui de forma decisiva para conter o fogo, evitar que este se dissemine e possibilitar que seja rapidamente extinto.

A Bassani, empresa especializada em vendas, projetos e execução de obras de forros minerais, pode contribuir para o seu projeto, indicando os materiais mais indicados para a segurança deste, e apresentando as outras vantagens que o forro mineral pode oferecer. Não deixe de visitar nosso site, conhecer nosso portfólio de obras, e entrar em contato conosco!

E você, já conhecia estes requisitos do forro mineral? Entre em contato conosco ou compartilhe suas experiências aqui!


Categorias: Forro Mineral, Forros Modulares

Tags: