Você sabia que gesso vai muito além da função de decorar o teto? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Você sabia que gesso vai muito além da função de decorar o teto?


Teto-em-Drywall

O gesso é um material amplamente utilizado na decoração e na construção civil, com uma vasta gama de aplicações em diversos elementos da edificação. O material é com frequência associado somente ao revestimento de forros, no acabamento do teto de ambientes internos, de forma que muitas pessoas não conhecem sua utilização para a criação de diferentes tipos de divisórias e painéis e como um elemento decorativo e de revestimento.

O gesso acartonado, conhecido como Drywall, apresenta diversas vantagens com relação aos sistemas construtivos convencionais, tanto durante a obra quanto para o desempenho e para a decoração do ambiente finalizado. Confira, no post de hoje, algumas das aplicações e os benefícios do uso deste material, que vai muito além da decoração de forros:

1. Decoração

O gesso acartonado tem ganhado mercado como solução para projetos de design de interiores devido às possibilidades e à flexibilidade que oferece para a criação de ambientes criativos, modernos e sofisticados. Para os sistemas de divisórias, ele permite a criação de elementos, como nichos, recortes, prateleiras, bancadas, aberturas com vidro, etc. Além disto, possibilita a criação de superfícies curvas com facilidade. O material é, ainda, utilizado para a criação de sancas no teto. Ele pode apresentar diversas formas, estampas e até mesmo desenhos e são comumente associados ao projeto luminotécnico do ambiente.

2. Versatilidade

Existem, atualmente, no mercado diversos tipos de placas de gesso acartonado, diferenciadas por cor para facilitar a identificação durante a obra. As placas verdes são produzidas para a utilização em áreas molhadas, como cozinhas, banheiros, e áreas de serviço, pois são resistentes à umidade e apresentam em sua composição material com proteção antifungo. As placas cor de rosa são próprias para a utilização em ambientes que exigem maior resistência contra incêndios, como escadas e saídas de emergência de edifícios. Assim, o Drywall atinge diversas outras funções, dentro dos projetos de arquitetura e engenharia, podendo ser especificado para diferentes tipos de ambientes com diferentes requisitos de desempenho.

3. Isolamento acústico

O gesso acartonado é uma ótima solução para o isolamento acústico dos ambientes, podendo ser utilizado em projetos de home theaters, salas de videoconferência, salas de reuniões em escritórios, teatros e salas de cinema, garantindo o conforto dos usuários. As divisórias em Drywall apresentam por si só bons níveis de isolamento e oferecem, ainda, a possibilidade de instalação de materiais isolantes, entre as placas de gesso acartonado, conferindo ao sistema um desempenho ainda melhor. As placas podem também ser utilizadas como revestimento de divisórias em alvenaria tradicional, como forma de aumentar o isolamento acústico do ambiente já construído.

4. Vantagens na obra

Durante o período das obras, o gesso acartonado apresenta diversas vantagens sobre os sistemas construtivos tradicionais, em alvenaria. Como o próprio nome sugere, o Drywall possibilita a construção seca de divisórias, dispensando o uso de argamassa, reduzindo o tempo de obra e contribuindo para que ela seja mais limpa e gere menos resíduos. O sistema apresenta, ainda, excelente custo benefício, já que possibilita a realização de um ótimo acabamento, por um valor relativamente baixo, se comparado aos materiais de alvenaria. O Drywall pode receber os mais diversos tipos de acabamentos, como pinturas, revestimentos cerâmicos, pastilhas, texturas, tecidos, papéis de parede, mármore e granito.

E você, conhecia as outras aplicações e vantagens do gesso? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!


Categorias: Construção, Decoração, Drywall