Você já conhece os benefícios da construção seca?
  +55 (41) 3377-1500

Você já conhece os benefícios da construção seca?


Construção Seca - R

A construção seca é a tecnologia mais utilizada nos Estados Unidos, no Canadá e em toda a Europa. Ao longo da última década, vem ganhando cada vez mais destaque aqui no Brasil, graças às suas vantagens em relação ao método tradicional.

Sua principal característica é não utilizar água durante a execução da obra, motivo pelo qual recebeu esse nome. A construção seca possui este nome justamente por não utilizar argamassa. Diferente da construção em alvenaria, a técnica faz uso de estruturas metálicas e chapas, que podem ser de gesso, cimento, madeira e outros materiais.

Mais prática e racional, essa tecnologia elimina as etapas de produção que exigem mão de obra mais pesada e incorpora mecanismos da montagem industrial. O resultado é um aumento da produtividade na construção civil, além de uma redução significativa nos índices de falhas e desperdício.

Não se convenceu ainda de seus benefícios? Então, veja abaixo suas principais vantagens.

1– Agilidade na construção

Um dos aspectos mais importantes dessa tecnologia é a sua rapidez. O período de execução se torna bem mais curto que o método tradicional. Um projeto semelhante em alvenaria pode ser executado com construção seca em uma velocidade até 50% maior, cortando pela metade o tempo necessário para a entrega da obra.

2– Facilidade na manutenção e na reforma

As instalações elétricas e hidráulicas também são passadas pelo interior das paredes com o diferencial da facilidade ao acesso a elas, uma característica que facilita também a execução da obra. Dá para acessar essas instalações através de recortes nas paredes e forros, o que torna os trabalhos de manutenção e reforma muito mais simples. Eventuais reparos na construção são executados com facilidade. E o melhor de tudo: sem sujeira, sem barulheira e sem quebra-quebra. O mesmo vale para a hora da reforma.

3– Alta resistência

Com uma estrutura mais leve, a durabilidade das construções secas é a mesma que a de um trabalho convencional em alvenaria. Para completar, as diferentes modalidades de construção seca permitem adicionar recursos para garantir ainda mais resistência. Um dos exemplos são as placas de gesso. Embora já apresente resiliência ao fogo semelhante às paredes de concreto, é possível utilizar placas especiais em áreas que inspiram mais cuidado e requerem uma proteção extra. Estas têm maior resistência em caso de incêndio, promovendo uma segurança  ainda maior.

4– Racionalização do processo de construção civil

Como a tecnologia a seco descarta as etapas mais artesanais da obra, ela também reduz a incidência de erros durante o processo. Além disso, oferece a oportunidade de racionalizar a construção, elaborando um planejamento que utiliza ao máximo os recursos disponíveis, ao mesmo tempo em que controla o índice de gastos. Assim, você pode otimizar a produção, e evitar desperdícios ou atrasos enquanto a obra estiver sendo executada.

5– Customização e aproveitamento do espaço

Já que apresentam uma estrutura muito mais flexível que a alvenaria, os projetos de construção a seco permitem várias possibilidades de customização. Isso confere mais liberdade na hora de colocar em prática tanto as ideias do arquiteto, quanto os desejos do cliente.

Fica mais fácil adequar a construção aos seus gostos e necessidades. Inclusive, essa técnica permite que seja utilizado qualquer tipo de acabamento, da mesma forma que nas construções tradicionais.

Construção seca também é sinônimo de mais espaço e soluções inteligentes para a obra. Afinal, as paredes são menos espessas que as equivalentes em alvenaria, o que ocasiona um ganho de dimensões e oferece a oportunidade de aproveitar melhor a área útil do imóvel.

6– Menor impacto para o meio ambiente

Uma das principais vantagens da construção a seco é ser uma tecnologia sustentável. Utiliza pouca água nas fundações, além de reduzir drasticamente a necessidade do cimento e de matéria-prima natural. Fora isso, o método produz muito pouco entulho, evitando assim acúmulo de lixo. As suas estruturas tem grande durabilidade e podem ser recicladas, o que não apenas poupa material, como gera uma economia de matéria-prima e energia durante o seu processo de produção.

Convencido agora dos benefícios da construção seca? Compartilhe conosco mais alguma dúvida que tenha ficado!

 

 


Categorias: Construção, Drywall