Conheça as vantagens do uso de placas cimentícias na construção civil - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Conheça as vantagens do uso de placas cimentícias na construção civil


fachada em placa cimentícia

A evolução tecnológica contribui fortemente para o avanço do setor de construção civil. Além disto, permite soluções mais eficientes, acessíveis,  otimiza a obra e oferece um ambiente mais confortável, seguro e com melhor aproveitamento dos terrenos e recursos utilizados. Entre as inovações do setor, uma delas se destaca por suas inúmeras vantagens: as placas cimentícias. Tendência forte no segmento de construção industrializada, este tipo de material já é realidade e tem sido muito utilizado devido ao seu fortalecimento e expansão no mercado.

Com o sucesso da utilização das placas cimentícias nas obras da construção industrializada, como fechamento para obras no sistema steel frame e drywall, a tendência é que, logo, elas irão substituir definitivamente os tijolos cerâmicos. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem o material e, principalmente, desconhecem as vantagens do uso de placas cimentícias na construção civil. Então, vamos resolver isso agora mesmo? Acompanhe:

1. Permite obras mais rápidas e econômicas

Uma das grandes vantagens proporcionadas pela utilização de placas cimentícias na obra é o menor acúmulo de entulhos gerados durante a construção civil. Isso ajuda a reduzir custos com remoção e permite um descarte adequado para reciclagem dos materiais. As placas cimentícias não possuem apenas cimento em sua composição, mas contam também com a incorporação de outras substâncias, como minerais leves, por exemplo.

Consideravelmente mais leve e com espessura reduzida, as placas cimentícias são facilmente transportadas. Isso agrega flexibilidade ao manuseio e proporciona um melhor desempenho dos operários durante a obra. Consequentemente, o esforço empregado no empreendimento é menor, tornando a construção mais rápida e com baixo custo de mão de obra.

2. Aumenta a resistência e durabilidade da construção

Devido aos componentes utilizados em seu processo de fabricação, as placas cimentícias tem grande poder de flexão e são altamente resistentes aos impactos e à umidade. Além disto, o produto não sofre com oxidações causadas pelo tempo e também deteriorações originadas por insetos, fungos e roedores indesejados. Tudo isso aumenta, consideravelmente, a resistência e durabilidade do imóvel. As placas cimentícias podem ser utilizadas para diversas modalidades de acabamento e receber os mais diversos tipos de revestimento sem serem comprometidas.

3. Fundações menores e isolamentos térmico e acústico

No quesito fundação para suportar a estrutura, o uso das placas cimentícias deixam o imóvel mais leve e elimina a necessidade de fundações muito profundas gerando menos esforço de trabalho. E não podíamos deixar de destacar o conforto. Mesmo tendo uma espessura menor que as paredes convencionais de tijolos cerâmicos, as placas cimentícias são capazes de oferecer um isolamento térmico (frio e calor externo) e acústico (barulhos e ruídos externos) eficiente, potencializados ainda mais com o reforço de isolação termoacústica característico dos sistemas de construção seca, aumentando sobremaneira o conforto interno.

4. Melhor aproveitamento da área construída e valorização do imóvel

Independente do tamanho do terreno, as placas cimentícias são mais finas e necessitam de menos espaço para formar uma parede contribuindo para a otimização da área construída. Você pode priorizar a construção de um imóvel maior, mesmo em um terreno relativamente pequeno ou pode preferir ter uma área externa maior. Outro ponto importante é o acabamento que as placas cimentícias proporcionam na construção. Diante de projetos modernos e que exigem fechamentos arredondados, o produto se encaixa perfeitamente agregando beleza e aumentando o valor do imóvel construído.

E você, já conhecia as vantagens do uso de placas cimentícias na construção civil? Conta para a gente!

 


Categorias: Construção, Drywall, Placas Cimentícias, Steel Frame

Tags: