Conheça as vantagens do Drywall antes de escolher sua parede - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Conheça as vantagens do Drywall antes de escolher sua parede


Apartamento com paredes em drywall

A alvenaria em blocos cerâmicos ou de concreto ainda é o sistema construtivo mais utilizado, no Brasil, para divisórias internas, principalmente, nos projetos residenciais. Diversos empreendimentos imobiliários já vêm, porém, utilizando o Drywall para a construção de paredes. O Drywall consiste, como o próprio nome já indica, em uma construção seca, realizada a partir de um sistema industrializado de estruturas de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado.

Estas chapas são aparafusadas em ambos os lados desta estrutura, em uma espécie de “sanduíche”. Mas por que você deveria considerar o Drywall, quando for escolher o sistema construtivo das suas paredes? Confira, no artigo de hoje, as vantagens do sistema, antes de escolher a sua parede! Vamos lá?  

Facilidade de manutenção e reformas

As instalações elétricas e hidráulicas do projeto são embutidas entre as placas de gesso acartonado no sistema Drywall, de modo que a realização de reparos nestas se dá de forma simples, sem a necessidade da quebra de paredes. Para a manutenção das instalações é aberta uma lacuna na parede, que é facilmente fechada com o pedaço de placa retirado, após a realização do reparo. As reformas que envolvem alterações em planta, ou seja, remoção de paredes, também são mais simples, quando comparadas aos sistemas convencionais. Pois, o sistema pode ser desmontado e descartado com facilidade e não exige grandes obras.

Obra limpa e rápida

Sobre o sistema convencional, o Drywall oferece também a vantagem de possibilitar a realização de uma obra seca, e, portanto, mais limpa e rápida que o sistema em alvenaria, onde devem ser considerados os tempos de cura do chapisco e reboco. O sistema Drywall é industrializado e passa por um rígido controle de qualidade e garante a precisão das medidas e um acabamento perfeito. Além disto, a construção de divisórias em Drywall permite que o tempo de obra seja reduzido à ¼ do necessário para a construção em alvenaria, além de gerar menos resíduos.

Isolamento acústico

Dependendo do ambiente onde você deseja construir paredes, o isolamento acústico oferecido pelo sistema Drywall também pode ser uma vantagem interessante. O ar entre as placas já atua como barreira para a propagação do som, mas o desempenho acústico pode ser melhorado ainda mais com a especificação de lã mineral, de PET ou de vidro para as divisórias. O Drywall é amplamente utilizado em projetos de salas de cinema e teatro e é uma ótima solução para home theaters em ambientes residenciais.

Acabamentos

O desenvolvimento da tecnologia dos sistemas Drywall permite que, hoje em dia, as divisórias recebam os mesmos materiais utilizados nas paredes tradicionais, desde revestimentos cerâmicos até texturas e papéis de paredes. Os revestimentos em cerâmica e azulejo necessitam apenas que seja utilizada uma argamassa específica para Drywall. O sistema pode também ser adotado em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, pois existem placas especiais para esses locais.

Leveza do sistema

O Drywall é um sistema leve, que atende aos quesitos de desempenho estipulados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no que se refere às questões de peso e impacto. Porém, é importante estar atento, caso seja prevista a instalação de móveis pesados, como armários e bancadas de cozinha, nesses casos a parede precisa receber reforços estruturais. A leveza do sistema também traz como vantagem o baixo impacto na estrutura do edifício, que permite a flexibilidade da construção ou da reforma das divisórias internas do projeto. O sistema é também menos rígido que a alvenaria convencional, evitando trincas e fissuras decorrentes da movimentação estrutural.

Como você viu, o sistema Drywall apresenta diversos aspectos vantajosos para o seu projeto. É importante, porém, que seja contatada uma empresa especializada, mesmo para reformas ou construções de pequeno porte. A R. Bassani é especializada em soluções de paredes em Drywall para os mais diversos tipos de projeto.

E você, está escolhendo as divisórias do seu projeto? Já havia considerado o Drywall? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários! 

 


Categorias: Construção, Drywall, Paredes em Drywall

Tags: