Uso de drywall proporciona ambientes livres de fungos e insetos
  +55 (41) 3377-1500

Uso de drywall proporciona ambientes livres de insetos e fungos


Schimmel

O sistema drywall de construção tem muitas vantagens. Uma das mais conhecidas é que o uso das chapas de gesso parafusadas a estruturas de aço galvanizado possibilita a realização de uma obra sem sujeira e mais com mais rapidez – as paredes de drywall vêm prontas e depois de instaladas já podem receber o acabamento escolhido.

Poderíamos listar muitos outros benefícios decorrentes da utilização  dessa tecnologia, como o ótimo desempenho acústico e térmico, ausência de fissuras e facilidade na hora de reformar. Mas há uma característica pouco conhecida e que faz toda a diferença no dia a dia de quem vai morar ou trabalhar num ambiente construído com drywall: a estrutura é desfavorável à proliferação de insetos e fungos.

Os cupins, por exemplo, não se aproximam dos componentes do drywall (parede seca), de acordo com testes realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. E vale enfatizar que as estruturas das paredes são de aço galvanizado, não de madeira – alimento para esses insetos.

Além de afastar os tão temidos cupins, o drywall também conta com elementos em sua composição que não permitem a proliferação de fungos – os conhecidos mofos e bolores. Eles sobrevivem e se multiplicam em ambientes úmidos e sem ventilação, mas os materiais utilizados nas estruturas são altamente resistentes à umidade, mesmo nas áreas molhadas de uma construção. Nelas são usadas chapas especiais, que impedem uma condição propícia à propagação desses microrganismos vivos.

Outro aspecto importante da parede seca que contribui para um local limpo e saudável é o fato de ela ter em sua composição lã mineral ou fibra de vidro – materiais utilizados para promover isolamento acústico e térmico. Eles criam um ambiente hostil para qualquer inseto ou fungo.

Drywall para áreas molhadas

É importante estar atento aos tipos de drywall e seus usos específicos. Para áreas úmidas – cozinha, área de serviço e banheiro -, onde é mais comum o surgimentos de fungos-, a chapa adequada é do tipo RU (Resistentes à Umidade). Conhecidas também como “chapas verdes”, elas possuem elementos hidrofugantes.

Atenção na hora de instalar a parede seca

Por si só, a tecnologia possui importantes elementos que restringem a proliferação de insetos e fungos. Mas para que suas propriedades sejam preservadas e o usuário beneficiado com elas de fato, a instalação precisa ser feita com base no Manual de Montagem de Sistemas Drywall, conforme o recomendado pela Comissão Técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall. O manual é uma publicação em parceria com a Editora PINI.

 

Mais conforto e economia

Usar o sistema drywall ajuda quem constrói e também beneficia quem irá ocupar um espaço construído com o uso dessa tecnologia. Prevenir a proliferação de insetos e fungos é um dos benefícios, já que evita investimento e perda de tempo com dedetizações e eliminação de mofos e bolores. Nos dias de hoje, o uso do drywall é sinônimo de conforto e economia.

Ficou interessado no sistema drywall? Quer saber mais? Veja imagens de obras com drywall e tenha mais informações sobre a tecnologia no site da Bassani .

 

 


Categorias: Drywall, Manutenção e Reparos