Totalmente versátil: drywall como solução acústica de empreendimentos
  +55 (41) 3377-1500

Totalmente versátil: drywall como solução acústica de empreendimentos


Um dos grandes incômodos do cotidiano, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos, é o ruído. Trânsito, movimentação em comércio próximo, música alta. São diversas as fontes de desconforto acústico. Esse é um dos muitos motivos pelos quais os empreendimentos passaram a usar o drywall como solução para o problema.

Especialistas são unânimes em afirmar que o excesso de ruídos provoca problemas de saúde, como distúrbios do sono, distúrbios psicológicos e redução de produtividade.

As leis e normas que tratam do assunto determinam níveis mínimos de ruídos, internos e externos, com segurança. Essas exigências variam de acordo com o tipo de edificação (comercial, residencial ou industrial) e o local. Cada projeto tem de ser desenvolvido em função da qualidade acústica requerida com ajuda especializada.

Conceitos básicos de acústica

A percepção sonora do ouvido humano abrange até 20.000 Hz de frequência, que significa o número de vibrações por segundo. Sons graves -variam entre 125 a 250 Hz, enquanto sons médios, entre 250 a 1.000 Hz. Já os sons agudos ficam entre 1.000 a 4.000 Hz. Para se ter uma ideia, a frequência da voz humana está entre 500 e 2.000 Hz.

A medição do nível de pressão sonora sobre a sensibilidade do ouvido humano é dada em decibéis (dB). Em geral, as normas estabelecem que edificações devem ter paredes com capacidade de reduzir em pelo menos 45 dB o ruído entre unidades habitacionais.

Drywall como solução acústica

drywall (parede seca, em inglês) é uma estrutura formada por placas de gesso parafusadas em estruturas de aço galvanizado. O sistema oferece total segurança, pode ser utilizado na construção de paredes e forros e sua superfície aceita qualquer revestimento, como azulejos, cerâmica e pintura. Entre outras vantagens, o sistema traz ganho de área útil, instalação rápida e ótimo desempenho acústico. Por exemplo, o produto é usado como parede em cinemas.

drywall proporciona a redução de ruído em até mais de 62 dB, dependendo do padrão utilizado (lã mineral, molas e intercalação de placas).De uma forma geral, a tecnologia é mais eficiente que uma parede de alvenaria convencional. Com a ajuda de profissionais especializados, um projeto bem feito, com materiais de qualidade e mão-de-obra especializada, é possível obter diferentes graus de isolamento acústico, de acordo com cada necessidade.

O máximo isolamento acústico é alcançado pela instalação de lã mineral no interior da parede. Essa lã absorve os ruídos e não deixa que os sons vazem de um ambiente para o outro. A lã mineral é uma barreira que limita a transmissão de ondas sonoras, bloqueando o som.

Outra opção é a instalação de uma camada acústica entre as paredes em drywall e os elementos estruturais do imóvel como pilares, lajes e estruturas metálicas.

O uso de molas entre as placas de drywall também é comumO sistema é eficiente devido à quebra da intensidade das ondas sonoras, que em contato com o ar (entre as placas), gera uma potência reduzida.

Para escolher como será o uso do material no seu projeto, é interessante contar com a ajuda de profissionais especializados.

E você, o que acha do uso do drywall no isolamento acústico? Não deixe de enviar seu comentário!


Categorias: Acústica, Drywall