Tipos de carpetes: saiba como escolher e cuidar do seu - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Tipos de carpetes: saiba como escolher e cuidar do seu


tipos de carpetes

Tão ou mais importante que qualquer outro aspecto de uma decoração bonita, os carpetes são elementos que vão causar grande impacto visual no ambiente, seja ele empresarial ou residencial. E além da beleza, este item deve ser funcional, afinal vai permear todos os espaços. Por isso, a escolha do revestimento para o chão deve ser feita com bastante cuidado e critério. Se você está construindo ou reformando, não deixe para pensar no piso na última hora. Conheça os tipos de carpetes, novas tecnologias e padrões, opções e características disponíveis no mercado. 

São muitos modelos, formatos, texturas, fibras, composições e cores, mas procure não priorizar somente a beleza. Lembre-se que os carpetes agregam valor aos ambientes na medida em que transformam os espaços garantindo conforto, acolhimento, segurança, principalmente de crianças e idosos, além de diminuir os ruídos e promover o isolamento térmico por não transmitirem a friagem dos pisos. Leve em conta também quais são suas necessidades específicas, ou seja, se tem crianças, bichos de estimação e etc. Confira, no post de hoje, dicas para escolher e cuidar do carpete. Acompanhe:

Confira tipos e recomendações

Carpete de nylon

Confeccionados com fibras, os carpetes de nylon são práticos, de fácil higienização, pois não absorvem sujeira e são resistentes ao mofo e ao desgaste do tempo. Eles têm uma vida útil longa e resiliência ao peso dos móveis. Este tipo é bem popular, porque é recomendado para todos os ambientes que têm grande circulação de pessoas, como salas de estar, corredores e escadas. A oferta de cores é grande, neste caso, pois o nylon pode ser tingido em uma grande variedade de tonalidades.

Carpete de polipropileno

Produto resistente, de fácil manutenção, o carpete de polipropileno é recomendado para espaços onde circulam um número maior de pessoas e existe a possibilidade de ocorrer manchas, como corredores e quartos infantis. Diante desta característica, eles são cada vez mais comuns.

Carpete de poliéster

Que tal um produto ecológico? Com propriedades antialérgicas, o carpete de poliéster é macio, oferece uma boa resiliência e sua composição é bastante resistente a manchas. É indicado para ambientes mais afastados, sem grande movimento de pessoas. Este tipo de revestimento dificulta a formação do tão temível mofo. Já existem no mercado, carpetes de poliéster feitos de garrafas pet recicladas.

Carpete de manta

Esta é uma excelente opção para ambientes mais luxuosos e que não abrem mão do conforto e aconchego. Ajudam a evitar a umidade. Seu custo é mais elevado, porém a relação custo/benefício vale a pena, pois eles têm longa durabilidade.

Cuide da beleza e durabilidade do seu carpete

Agora que você já conhece os tipos de carpetes, vamos aprender como manter a beleza do produto, por muitos anos, por meio da correta manutenção. São tarefas simples que vão deixar o seu carpete sempre lindo, apesar do passar dos anos.

• Faça uma manutenção preventiva e o proteja antes que os problemas ocorram. Planeje uma limpeza profissional a cada 12 ou 18 meses no máximo. Somente as empresas especializadas fazem uma limpeza profunda;

• Use sempre um bom aspirador de pó e limpe as sujeiras, assim que elas aparecerem. Se derramar líquidos, absorva-os com um pano absorvente, limpo e branco. Ou use toalhas de papel brancas, sem logos ou cores para não transferir tinta para o seu carpete;

• Não deixe que as sujeiras cheguem ao carpete por meio do uso de capachos nas portas. Assim, é recomendando tirar os sapatos, quando chegar ao ambiente e trocar os filtros de ar do seu sistema de aquecimento e ar condicionado, conforme orientado pelos fabricantes;

• Se você tiver animais de estimação, redobre a atenção quanto à limpeza. Cuide das manchas de urina, pois o calor vai fixar a sujeira e o mau cheiro no carpete. Extraia a sujeira com um pano branco absorvente e use uma solução de vinagre branco com água morna.


Categorias: Carpetes, Manutenção e Reparos

Tags: