Saiba escolher o tipo de rodapé para cada ambiente - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Saiba escolher o tipo de rodapé para cada ambiente


rodapé santa luzia

Você sabe qual é a função do rodapé? Se você acha que é apenas proteger o revestimento da parede e dar acabamento ao piso, você está errado. O rodapé vai muito além. Atualmente, ele também é usado como um elemento de decoração para dar mais beleza ao ambiente.

Por isto, é cada vez mais comum utilizar o rodapé de maneira harmônica com o ambiente misturando texturas e cores para realçá-lo. Já que as funções do rodapé podem se ainda mais amplas, agora, pode surgir a dúvida: como escolher o melhor tipo de rodapé para cada ambiente? Saiba mais sobre as peculiaridades de cada tipo de material e para que são indicados.

Tipos de materiais

Entre os materiais que podem ser usados para o rodapé, estão o MDF, poliestireno e porcelanato. O MDF tem a vantagem de não atrair cupins, mas corre o risco de estufar, caso haja excesso de umidade. Ele é mais recomendado para combinar com pisos laminados ou de madeira. O poliestireno não sofre com umidade ou cupins, conta com local para passagem de fios e é recomendado para cozinhas e banheiros. A instalação exige cola especial. A linha da Santa Luzia conta com ótimos modelos de rodapé em poliestireno. Já o porcelanato é bastante resistente e impermeável, mas não conta com espaço para fios. É indicado para pisos de acabamento frio ou de mesmo material.

Mas há muitos outros tipos de rodapé, como o de PVC, poliuretano, cimento e cerâmica, por exemplo. Há ainda o rodapé em madeira maciça, que pode conter tratamento contra cupins, mas deve ser mantido longe da umidade.

Como escolher o rodapé para cada ambiente

O rodapé é um acabamento que pode transformar a decoração do ambiente. Suas inovações tecnológicas o transformaram em algo mais fácil de ser escolhido, mas para não errar o ideal é combiná-lo com a soleira e com a cor das portas. Já na hora de escolher o material, você pode abusar da criatividade: o rodapé, soleira e portas podem ser de materiais diferentes. O recomendado é apenas que as tonalidades das cores sejam harmônicas.

Cores em harmonia

Outra forma de ousar é abusar das cores diferentes do rodapé. A combinação pode se mais arriscada, mas se for usada com harmonia, o ambiente pode ficar com aparência muito sofisticada. Para uma combinação mais certeira, basta usar um rodapé branco ou de qualquer outra cor de tonalidade clara.

Combinação com os pisos

Combinar o rodapé com o piso de porcelanato  também deixa o ambiente mais elegante e de fácil harmonização. E vale apostar no contrário, rodapé de porcelanato que reproduz madeira combinado com pisos frios, como pedras ou mármore. Há algum tempo, o mais usado era o rodapé alto com aproximadamente 15 cm de altura. Entretanto, é possível encontrar rodapés que variam de 10 cm a até 25 cm – ou mais altos, ou ainda sobrepostos criando efeitos bastante volumosos. Mas vale a proporção: quanto mais alto for seu rodapé, mais alto deve ser o pé-direito.

Outras funções

Vale lembrar que a instalação do rodapé também pode encobrir possíveis desníveis. E os rodapés de madeira, MDF, poliestireno e gesso ainda permitem passagem de cabos para diversos fins.

Use a criatividade

No final das contas, não há regras fixas para escolher o melhor tipo de rodapé para cada ambiente. Os rodapés coloridos são mais modernos e combinam com ambientes mais despojados e jovens, mas, ao mesmo tempo, podem se tornar cansativos. Já os rodapés, que seguem a regra básica de combinar com as portas e batentes, podem criam um ambiente mais sóbrio e uniforme. Se o ambiente for clean, repleto de detalhes e objetos brancos, por que não optar por um rodapé cor de madeira? Já se os móveis forem na maioria de madeira, uma boa opção pode ser um rodapé branco para criar contraste. Se o ambiente for de fluxo intenso, pode ser mais inteligente utilizar rodapés feitos em materiais resistentes, como pedra e porcelanato.

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas sobre o assunto? Navegue pelo nosso site para se inspirar nos diversos tipos de rodapés!


Categorias: Acabamento, Arquitetura, Decoração, Molduras, Rodapés