Revestimento em Drywall - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Revestimento em Drywall


Revestimento em Drywall

Além da construção de paredes e forros, o drywall pode ser utilizado como revestimento para as paredes internas. Nesse caso, a chapa de gesso é aplicada sobre as estruturas de concreto e alvenaria. O drywall é uma opção mais prática que aos revestimentos argamassados, ainda bastante usados pela construção civil no Brasil.

Enquanto o processo tradicional é composto por diferentes camadas – chapisco, emboço (massa grossa) e reboco (massa fina) – o revestimento em drywall é simples. Não existe a necessidade de fazer esse nivelamento das camadas de massa, o que já elimina o uso de taliscas e a mestra. As etapas do emboço e do reboco também podem ser dispensadas. O drywall ainda proporciona uma maior liberdade de execução, dando mais autonomia à criação do projeto arquitetônico.

Graças à sua aplicação rápida e funcional, as chapas de gesso vêm ganhando a preferência dos brasileiros. Sua instalação também faz menos bagunça e sujeira na obra. A única ressalva é que o revestimento em drywall deve ser usado nas áreas internas, já em ambientes externos pode sofrer danos com a ação da chuva e outros fatores.

O revestimento em drywall pode ser estruturado ou colado. Entenda as diferenças:

Revestimento em drywall colado

Esse modelo é mais indicado para o acabamento interno das paredes externas, sejam elas de alvenaria ou concreto. O importante é que a sua superfície não apresente grandes variações.

É um processo mais simples que o revestimento estruturado. As chapas de gesso são fixadas com argamassa colante também à base de gesso, e então aplicadas diretamente sobre a parede.

Revestimento em drywall estruturado

Já o revestimento estruturado é ideal para as paredes que abrigam instalações elétricas, hidráulicas ou de telecomunicações. Também é o modelo recomendado para situações em que a estrutura exige um desempenho diferenciado, a exemplo do isolamento acústico.

Esse tipo de revestimento é formado por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, onde são parafusadas as chapas de gesso. A montagem do revestimento em drywall é realizada de acordo com a necessidade de cada ambiente, incluindo conforto acústico e térmico, resistência ao fogo e fatores mecânicos.

Além de atender a essas exigências de desempenho, os revestimentos em drywall comportam recortes para os elementos de iluminação e detalhes arquitetônicos. É possível escolher formatos sinuosos e arredondados, de acordo com o seu projeto de construção.

Aplicação do drywall em revestimento

Apesar da sua praticidade, a aplicação do drywall como revestimento exige alguns cuidados especiais. Não abra mão de contratar profissionais especializados para realizar o trabalho.

Primeiro, é necessário que todas as vedações, instalações e fachadas já estejam finalizadas, além do contrapiso. As áreas que vão receber o revestimento devem estar limpas e secas. Paredes com estrutura de concreto devem estar com chapisco rolado. A aplicação do drywall sobre as paredes de concreto e alvenaria se inicia pelos cantos, e as chapas devem ser mantidas sempre na posição vertical.

Revestimento para paredes de alvenaria 

Em paredes de alvenaria, ou elementos estruturais, pode ser utilizado o revestimento em drywall colado ou estruturado. Uma dica para facilitar a instalação em superfícies com baixa aderência é aplicar um chapisco rolado antes da instalação.

Revestimento interno para parede de fachada

No caso das fachadas também é possível utilizar tanto o revestimento colado quanto o estruturado. Se houver elementos pré-moldados, a solução é usar o revestimento estruturado, fazendo uma interligação com os elementos da fachada.

Revestimento das instalações 

Já para as instalações, o ideal é usar apenas o revestimento estruturado, de acordo com a sua necessidade de desempenho.

Alinhamento de pilares, vigas ou estruturas de alvenarias

Para esse tipo de estrutura, use o revestimento em drywall colado, ou o revestimento estrutural com um desnível de pelo menos 25 mm.

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.


Categorias: Construção, Drywall