Reparos em drywall: simples e práticos - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Reparos em drywall: simples e práticos


Reparos - R. Bassani Drywall

O drywall é um material utilizado na construção civil muito versátil em suas aplicabilidades. Pode revestir paredes e tetos ou mesmo constituir a parede interior de residências ou prédios. Ele é muito apreciado por engenheiros e construtores pelo seu baixo custo e agilidade de instalação, além de ser de fácil manutenção.

Seja qual for o motivo da alteração, reparar uma parede de drywall segue objetivamente os mesmos padrões. Assim, é necessário ter algumas ferramentas básicas e seguir alguns procedimentos recomendados.

Reparar furos nas paredes

Caso haja a necessidade de reparar pequenos furos na parede, como os feitos por buchas, eles são facilmente corrigidos, aplicando-se um pouco de massa para drywall – um reparo simples e barato, que pode ser feito por qualquer pessoa.

Trocar um pedaço de placa drywall 

Os reparos maiores,  a partir de 10X10 cm, ou a troca de um pedaço maior de placa também são simples e rápidos, mas é melhor que sejam feitos por um profissional, que pode realizar este tipo de serviço em apenas um período do dia, sem o cansativo quebra-quebra de tijolos.

Na hora de consertar uma tubulação hidráulica ou uma instalação elétrica, a facilidade é a mesma. Nesse caso, é só fazer um pequeno recorte na chapa com um serrote de ponta. Faça o recorte em um tamanho que permita realizar o conserto e depois fechá-lo com o mesmo pedaço de chapa. O mesmo procedimento para áreas maiores avariadas.

Ao cortar na linha horizontal, leve em conta a distância entre a placa da frente e a do outro lado. O corte vertical deve ser feito com o mesmo serrote, só que inclinado.

Colocando a nova placa

Para colocar a nova chapa, deve-se ter atenção às medidas para preencher perfeitamente o espaço. A fixação é feita com uma pequena quantidade de parafusos nas bordas das placas. Para parafusar a placa novamente é necessário utilizar um pedaço de perfil metálico, caso não tenha onde foi feito o corte na placa.

Como as paredes de drywall são blocos, primeiro deve-se parafusar a placa e em seguida faz-se esta junção entre a placa nova e a parede já existente, com massa e fitas específicas para drywall. Aqui é bom frisar que não se trata de fita de adesiva e sim de uma fita especial que deverá ser colada com massa drywall e depois revestida por massa drywall. Porisso, sempre que tiver uma emenda de chapas, deve-se usar parafuso, fita e massa.

Caso a placa esteja muito próxima do chão, lembre-se da norma que estabelece que toda placa de drywall deve ficar desencostada do chão 1 centímetro, para não haver problemas com umidade. Esse vão é coberto com o rodapé. Para sustentar a chapa enquanto trabalha, use um pedaço da própria chapa que mede exatamente 1 centímetro, deixando-o posicionado até o final do trabalho.

Acabamento

Para recobrir as emendas das chapas de drywall, use a combinação de fita para juntas e massa específica para drywall para melhor fixação das bordas das fitas. Depois de deixar que o composto seque, a área já pode ser lixada, emassada e pintada.

O drywall é um material flexível, leve e prático. Há reparos simples que podem ser feitos em questão de minutos e mesmo as manutenções maiores podem ser feitas em um único período do dia. Além disso, a manutenção do drywall requer nada mais do que parafusos, fitas e massas específicas para drywall, um  pouco de tinta para retoque final e espátula.

Gostou da praticidade do drywall? Visite nosso site e conheça mais sobre o produto!


Categorias: Drywall, Manutenção e Reparos