Quais as vantagens do uso do Steel Frame na construção? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Quais as vantagens do uso do Steel Frame na construção?


vantagens steel frame

O sistema Steel Frame começou a ser implantado no Brasil na década de 90, atendendo às necessidades da construção civil nacional de um sistema construtivo industrializado e de suas vantagens frente ao sistema tradicional. O Steel Frame é um sistema relativamente novo no país e substitui com vantagens técnicas, econômicas e ambientais, materiais como madeira e estruturas em concreto e alvenaria, aumentando a qualidade do processo construtivo e posicionando a indústria nacional de construção civil de forma mais competitiva no mercado globalizado. O sistema consiste na utilização de perfis de aço como principal elemento estrutural, revestidos com placas prontas para receber pinturas ou revestimentos. Mas, afinal, quais são as vantagens do uso do steel frame?

Canteiro de obras organizado e sustentável

A adoção de uma estrutura industrializada permite eliminar do canteiro de obras elementos como areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, possibilitando uma maior organização. O Steel Frame possibilita uma obra mais limpa, com menor geração de resíduos e com mais segurança para o trabalhador, pois reduz acidentes. Conhecido por possibilitar uma obra seca, o sistema contribui, ainda, para as questões de sustentabilidade: a obra, praticamente, não requer o consumo de água, exceto pela fase de fundações. Além disso, sua execução mais rápida – o sistema possibilita uma redução de até 60% no tempo de obra – diminui os incômodos causados à vizinhança, como: a poluição sonora, por exemplo.

Versatilidade

O Steel Frame é um sistema extremamente flexível, que permite qualquer tipo de acabamento interior e os mais diversos estilos arquitetônicos. O foco da sua utilização foi, à princípio, residencial, porém o seu desenvolvimento no mercado nacional vem possibilitando sua utilização também em edifícios comerciais e industriais de grande porte. Os perfis estruturais estão mais esbeltos em comparação à alvenaria tradicional e possibilitam um aumento da área útil da edificação em até 4%.

Conforto interno

As placas adotadas para os revestimentos das construções em Steel Frame possibilitam a adoção de isolantes térmicos e acústicos. As placas podem ser especificadas e orçadas na fase inicial do projeto e atuam no conforto ambiental dos usuários da edificação, atendendo aos requisitos da norma técnica NBR 15575, que regula o desempenho de edifícios habitacionais. Além disso, os isolantes térmicos mantém a temperatura interna, contribuindo também para a redução do consumo de energia com equipamentos de condicionamento de ar durante a operação do edifício.

Garantia e durabilidade

A estrutura em aço galvanizado obedece aos mais rigorosos conceitos de qualidade na construção civil e garante que a estrutura tenha alta durabilidade. As garantias podem se estender até 30 anos conferindo às construções durabilidade por várias gerações.


Categorias: Construção, Steel Frame

Tags: