Posso usar forro de gesso no banheiro? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Posso usar forro de gesso no banheiro?


forro de gesso no banheiro

Os forros em gesso costumam gerar dúvidas em relação a sua utilização em áreas úmidas, principalmente em banheiros, onde a maioria das pessoas acredita que o vapor do chuveiro pode ocasionar danos. O desenvolvimento da tecnologia relacionada aos forros de gesso e gesso acartonado (Drywall) permite, porém, que o gesso seja utilizado nos mais diversos ambientes em projetos residenciais e comerciais incluindo o banheiro. Assim, é importante que a instalação do gesso seja realizada de forma correta para garantir seu desempenho e evitar possíveis danos causados pela umidade. Entenda, neste post, a diferença entre os forros em gesso e gesso acartonado e como cada um deles pode ser utilizado nos banheiros do seu projeto:

1. Forro em gesso

Mais econômico que o Drywall, o forro em gesso convencional utiliza-se de placas de gesso puro fundido com encaixes para a instalação. O forro de gesso apresenta menor resistência à umidade e corre mais risco de mofar, caso sua execução não seja realizada da forma correta.

2. Forro em Drywall

Os forros em Drywall vêm ganhando gradativamente mais espaço em projetos de áreas úmidas apresentando vantagens, como: facilidade, rapidez e limpeza na instalação, além de maior resistência aos efeitos da umidade. As placas são constituídas por um miolo em gesso revestido por lâminas de papel cartão, que são parafusadas às estruturas metálicas do forro. Os forros em Drywall apresentam ainda como vantagem a possibilidade de embutir instalações elétricas, hidráulicas e de iluminação.

3. Posso utilizar forros em gesso comum no banheiro?

A resposta é sim. Apesar das dúvidas dos consumidores, o forro em gesso pode ser utilizado em banheiros, caso receba tratamento adequado contra a umidade, que pode prejudicar o forro de gesso, principalmente no caso de ambientes pouco ventilados. Assim, é necessária a utilização de fundos preparadores indicados para a impermeabilização de superfícies em gesso. O ideal para esta proteção é a utilização de tintas epóxi e acrílicas, uma vez que elas são resistentes à umidade.

4. Posso utilizar forros em gesso acartonado no banheiro?

Sim. Estes são mais recomendados que os forros em gesso comum, pois apresentam maior resistência à umidade evitando os riscos de mofar e amarelar. As chapas de gesso acartonado são disponibilizadas, no mercado, em diferentes modelos, que são indicados por cores. O projeto de forros de banheiro, bem como das demais áreas úmidas, como cozinhas e áreas de serviço, requer a utilização das placas verdes, Resistentes à Umidade (RU). Estas placas apresentam em sua composição silicone e componentes fungicidas, que garantem sua resistência à umidade. As chapas Standart, indicadas pela cor branca, são recomendadas somente para as áreas secas e não devem ser utilizadas para a execução de forros de banheiros.

Apesar de simples, a execução de forros em gesso e Drywall precisam de cuidados especiais. Assim, é recomendada a contratação de profissional especializado, garantindo seu desempenho e durabilidade.

E você, já conhecia a possibilidade de utilização de forros em gesso em banheiros? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!


Categorias: Decoração, Drywall, Forros em Drywall