Placas OSB na decoração: sim, é possível! - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Placas OSB na decoração: sim, é possível!


Residência do Carl Turner Architects, no interior da Inglaterra (http://www.ct-architects.co.uk)

Residência do Carl Turner Architects, no interior da Inglaterra
(http://www.ct-architects.co.uk)

Placas e painéis de OSB já são amplamente utilizados em decorações. São soluções eficientes de baixo custo e de aplicação simples. A liberdade em determinar as dimensões, “casar” com diferentes estilos, entre outras possibilidades, tornam o material versátil. Com ele é possível criar composições em todos os ambientes da casa, levando qualidade, resistência e sofisticação. Confira, neste post, quais são as possibilidades de uso das placas OSB na decoração. Vamos lá?

O que é OSB?

O Oriented Strand Board – OSB, que traduzido temos Painel de Tiras de Madeira Orientadas, é um composto de lascas de madeiras dispostas de maneira perpendicular em muitas camadas, que proporciona maior resistência e rigidez. Antes, era somente empregado em tapumes, stand de vendas, para limitar obras e reformas, em caixas de transporte, paletes, fôrmas de concreto, mas, de um tempo para cá, passou a ser usado como elementos de decoração.

Trata-se de um material que agrega o fator sustentabilidade ao projeto, uma vez que apresenta em sua composição madeira reaproveitada e retirada de florestas renováveis de pinus. Produzido em alto padrão, apresenta características que o permite ser empregado na confecção de móveis, como nichos, prateleiras, além de bancadas e em pisos, revestimento de tetos interiores, divisórias, estruturas internas e o que mais a imaginação “der vida”.

Projeto de cozinha desenvolvido Studio JP de Cingapura (http://www.studiojp.sg)

Projeto de cozinha desenvolvido Studio JP de Cingapura
(http://www.studiojp.sg)

 

Diferentes aplicações

Por conta de seu aspecto texturizado, o OSB pode ser utilizado sem revestimentos, em sua forma natural na decoração. A superfície apresenta detalhes que enriquecem o ambiente, tornando-o mais interessante, ideal para destacar paredes e acessórios. Em alguns casos, pode até substituir madeiras tanto como decoração quanto como nas estruturas das edificações. Há diferentes tipos, indicados para cada uma dessas utilizações, sendo importante avaliar o projeto e a resistência das placas para saber se é indicado para o que deseja.

Um dos compostos presentes no processo de produção é a resina, que proporciona mais versatilidade as placas, que podem ser usadas em áreas que recebem umidade como cozinha. A exemplo dos painéis de madeira convencionais, o OSB proporciona isolamento acústico, apresenta fácil manuseio e corte, estando disponíveis em mais de uma espessura.

Veja algumas aplicações interessantes:

Cabeceira de cama

A ideia é simples, mas de bom gosto. Basta fixar uma placa de OSB junto a parede a cama e terá uma bela cabeceira.

Cabeceira concebida pela produtora Ruth Welsby (http://www.ruthwelsby.com)

Cabeceira concebida pela produtora Ruth Welsby
(http://www.ruthwelsby.com)

 

Escadas

É possível utilizar o OSB nos degraus e ainda fazer um armário completo, que além de muito bonito é bastante funcional, podendo servir de dispensa.

Escada, pela arquiteta portuguesa Inês Brandão (http://www.inesbrandao.com)

Escada, pela arquiteta portuguesa Inês Brandão
(http://www.inesbrandao.com)

 

Balcões e bancadas

Não é necessário que toda a estrutura seja em OSB, basta aplicá-lo no revestimento para que se obtenha um acabamento rústico, porém de bom gosto. Também é possível combiná-lo com diferentes revestimentos, favorecendo um visual inusitado.

Balcão aparador XXL desenhado pela empresa canadense L’autre Atelier (http://lautreatelier.ca)

Balcão aparador XXL desenhado pela empresa canadense L’autre Atelier
(http://lautreatelier.ca)

 

Piso

As placas, quando aplicadas como revestimento de piso, são de fácil instalação, facilitam a limpeza e conferem um visual despojado. Podem ser pintadas com tintas a base de solvente ou ainda revestidas com materiais como cerâmica.

Como é possível constatar, são muitas as possibilidades, só é preciso ter criatividade para encontrar a melhor combinação para a decoração OSB.

Gostou do artigo? Diga que achou e não deixe de acompanhar outras postagens da R. Bassani Drywall para ficar por dentro das tendências de decoração.


Categorias: Decoração, Steel Frame