Paredes curvas em drywall - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Paredes curvas em drywall


Paredes Curvas com Drywall

Paredes curvas criam um visual elegante e contemporâneo. Dentro de casa, podem deixar o espaço mais aconchegante, mais bonito. Só que nem sempre essa é uma tarefa fácil para a construção civil.

Montar paredes curvas com a alvenaria é um trabalho complicado, cujo alto valor acaba pesando no orçamento. Por outro lado, a montagem desse mesmo tipo de estrutura com o sistema drywall é simples e funcional. Saiba mais!

Montagem de paredes curvas em drywall

O primeiro passo é fazer a marcação dos perfis de aço galvanizado, de acordo com o raio de curvatura da parede e atentando sempre para a localização do ponto de origem do raio. Na hora de fazer a transferência da marcação do piso para o teto, o ideal é utilizar um prumo de centro, evitando falhas.

Você pode dividir o raio de curvatura por 5 para determinar o espaçamento entre um montante e outro. Isso porque, nas paredes curvas, os montantes (ou perfis de aço) são colocados a uma distância melhor que o padrão em paredes retas, que é de 600mm. Aqui, podem ser colocados a 300mm, 200mm ou até 150mm, de acordo com o raio de curvatura da parede. O importante é adquirir uma curva uniforme, o que facilita o acabamento e garante a qualidade da estrutura.

Quando a estrutura estiver montada, as chapas de gesso devem ser parafusadas em cada lado da parede. As juntas são tratadas da maneira regular, utilizando a massa e as fitas de papel adequadas para o drywall. Depois é só finalizar a parede com o acabamento da sua preferência, seja pintura, textura ou outro modelo.

Cuidados durante a instalação

O sistema drywall possibilita que você monte paredes com um raio de curvatura até 30 cm. Basta fazer a marcação correta e deixar um espaço adequado entre os montantes. Para isso, entretanto, é preciso tomar alguns cuidados especiais.

Preste atenção em um detalhe: ao contrário das paredes retas, as paredes curvas em drywall são fixadas na horizontal.

Se o raio de curvatura das paredes for inferior a 1m, com os montantes posicionados a uma distância máxima de 60 cm, é necessário umedecer as chapas de gesso antes de curvá-las. Isso evita que o material seja danificado durante a instalação.

As paredes em drywall devem ser utilizadas em ambientes internos, para evitar danos que possam ser causados pela chuva e outros elementos.

E se já tiver colocado o piso, mas ainda assim quiser uma parede curva em drywall? Não tem nenhum problema! A diferença é que, nesse caso, é necessário adicionar um componente de borracha entre o chão e a placa metálica antes de montar a parede. O resultado tem a mesma qualidade e segurança.

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.

 

 

 

 


Categorias: Arquitetura, Drywall