O que é piso laminado? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

O que é piso laminado?


Piso-Laminado

O piso laminado tem se tornado popular em projetos residenciais e de escritório e até mesmo de áreas de maior tráfego como academias e shoppings centers. O piso laminado é uma alternativa econômica aos pisos em madeira de lei e oferece além de excelente acabamento estético, também facilidade e praticidade na execução. A alta tecnologia de fabricação dos produtos garante, ainda, maior durabilidade deste piso em relação a outros sistemas, bem como uma ótima resistência a riscos e arranhões. Mas o que é exatamente o piso laminado? Confira algumas informações sobre esta solução de acabamento para o seu projeto. Vamos lá?

O que é um piso laminado?

O piso laminado é constituído por lâminas de madeira de diferentes derivados da madeira, possui miolo em substrato de eucalipto ou HDF e superfície composta por celulose e resina melamínica (Overlay). O piso laminado apresenta variados padrões, tonalidades e oferece aos ambientes a beleza da madeira, já que cada régua apresenta desenho e tonalidade exclusivos. O acabamento em Overlay, um filme com resina impermeabilizante, contribui para a maior durabilidade e resistência do piso, além de impedir a propagação do fogo em caso de incêndios.

Quais as vantagens do piso laminado?

  • Baixo custo: o preço do piso laminado é muito inferior ao dos pisos em madeira de lei;
  • Facilidade de limpeza: o piso laminado não agarra sujeira, e a limpeza pode ser realizada de forma simples, apenas com a utilização de um pano úmido;
  • Facilidade de instalação: a instalação se dá apor meio do encaixe tipo macho-fêmea das peças, de maneira rápida e prática. Além disto, pode ser instalado sobre cerâmica e pisos de madeira, sem a necessidade de quebra-quebra;
  • Sustentabilidade: as placas de piso laminado são ecologicamente corretas, compostas por compensado, produzido a partir de madeira certificada de reflorestamento;
  • Resultado estético: apresenta aparência aconchegante e reproduz de forma realista o piso de madeira. Além disto, o mercado apresenta diversas opções de cores de modelos, desde mais rústicos até tons mais claros e delicados.

Quais as desvantagens do piso laminado?

  • Baixa resistência à umidade: o piso laminado é vulnerável à umidade, pois o contato com a água pode fazer com que ele se expanda, causando distorções. Assim, não pode ser utilizado em áreas externas, nem em cozinhas.
  • Sensível à luz solar direta: o piso laminado deve ser instalado em áreas onde não haja insolação direta e contínua, pois pode sofrer deformações ou alterações de tonalidade.

Opções para o alto tráfego

O mercado apresenta, ainda, pisos laminados de alto tráfego com maior resistência a desgastes e riscos. Eles são fabricados a partir de substratos de maior densidade e apresentam diversas opções de padrões e tonalidades, que podem ser aplicados nos mais diversos ambientes.

Apesar de sua facilidade de instalação, o piso laminado requer alguns cuidados para a obtenção de um acabamento excelente. Assim, é importante estar atento às recomendações e requisitos do fabricante, e dar preferência à execução por empresas especializadas.

E você, já conhecia o piso laminado? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários ou entre em contato conosco!

 


Categorias: Decoração, Pisos, Pisos Laminados