O que é o sistema de construção Steel Frame? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

O que é o sistema de construção Steel Frame?


o que é o sistema construtivo steel frame

O mercado de construção brasileiro, já há algum tempo, passou a contar com um novo sistema construtivo sustentável e inovador: o Steel Frame. Para complementar essa estrutura, placas externas e internas são usadas como revestimento, além de isolamentos termoacústicos e forros.

Estas características fazem com que esse sistema construtivo sustentável seja uma técnica bastante vantajosa para diferentes tipos de edificações. Caso você ainda não o conheça, continue lendo o nosso post para entender como o Steel Frame funciona e quais são suas principais vantagens. Acompanhe:

Steel Frame: nova opção para o mercado de construção brasileiro

O Steel Frame ainda é pouco conhecido no mercado de construção brasileiro, mas em países como EUA, Chile, Japão, Argentina, Canadá e em diversas nacionalidades da Europa, o sistema consiste em uma técnica bastante comum, que substitui a construção convencional. Ele une tecnologia, resistência e sustentabilidade na construção dos mais variados tipos de edificações, como casas, prédios, fachadas, estabelecimentos comercias, entre outras. Dentre as suas vantagens, estão:

  • Tempo: ao utilizar o Steel Frame, uma obra é capaz de ser finalizada em um terço do tempo que seria necessário para uma construção em alvenaria. Portanto, esse sistema construtivo sustentável tem a grande vantagem de permitir que diferentes obras, até as mais complexas, levem um tempo bem menor para acabar;
  • Manutenção: a estrutura do Steel Frame permite que a manutenção das instalações elétricas, hidráulicas, de gás e ar-condicionado, lógica e de telefonia seja mais fácil;
  • Custo: por incrível que pareça, mesmo que o tempo de execução de uma obra em Steel Frame seja menor, os custos da construção não aumentam. Em comparação ao sistema de alvenaria, os valores costumam ser bem parecidos. Com a nacionalização de alguns componentes usados no sistema, os custos para a construção em Steel Frame foram ainda mais reduzidos.
  • Resistência: muita gente desconfia da resistência do Steel Frame por ser composto de materiais leves. No entanto, o aço galvanizado garante boa parte da resistência da estrutura sem que se tenha que usar materiais tão pesados, como: tijolos cimentos e concreto, facilitando também a montagem e manuseio.
  • Área: as paredes internas das obras em Steel Frame possuem uma espessura bem menor que a de tijolos do sistema de construção convencional. Isso faz com que as obras em Steel Frame ganhem entre 4% e 5% em área, em comparação à alvenaria;
  • Isolamento: esse sistema de construção também garante um excelente isolamento térmico e acústico. Tanto as unidades comerciais quanto as casas conseguem ter um melhor conforto térmico, além de ficarem mais isoladas de ruídos.

Por que o Steel Frame é um sistema construtivo sustentável?

Além das vantagens já apresentadas, o Steel Frame tem uma característica ainda mais importante: ser sustentável. Os projetos em Steel Frame são minuciosamente desenhados, contando com uma estrutura pré-fabricada, para eliminar todas as possibilidades de desperdício de material, como acontece com frequência nos projetos tradicionais. Por não utilizar tijolos e blocos, rebocos, chapiscos, praticamente nada é desperdiçado e um volume baixíssimo de resíduos é gerado. Ainda, o aço galvanizado usado para compor toda a estrutura é 100% reciclável. Consequentemente, a quantidade de água e energia gastos durante a obra também são bem menores em comparação aos sistemas de construção convencionais.

O que achou do nosso post? Você já conhecia o Steel Frame? Conte para a gente nos comentários! 


Categorias: Arquitetura, Construção, Steel Frame, Sustentabilidade