Você sabe o que é o piso vinílico? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Você sabe o que é o piso vinílico?


Piso-Vinílico-Newport-Clic-547

Quando o assunto é aplicar ou mudar o piso de um ambiente as pessoas já pensam em bagunça, poeira, cerâmicas quebradas e outros incômodos. A boa notícia é que já pensaram em uma solução para esse tipo de problema e ela é mais simples e acessível do que parece. O piso vínilico foi desenvolvido para resolver essas questões, podendo ser aplicado até mesmo sob o piso antigo e o ambiente já pode ser usado assim que a instalação é finalizada. Conheça, no post de hoje, mais detalhes sobre a definição do piso vinílico, benefícios e cuidados na instalação. Acompanhe:

O que é o piso vinílico?

O piso vinílico é um revestimento cuja base é o PVC, cargas minerais e outros aditivos para dar firmeza, textura e coloração adequada. Quando fabricado a partir de materiais reciclados, torna-se ainda uma solução ecologicamente correta. Ideal para reformas e acabamento, tanto em casas quanto estabelecimentos comerciais, o vinílico apresenta boa durabilidade, baixa espessura e leveza. Esse tipo de piso pode ser homogêneo, feito a partir de uma massa única, ou heterogêneo, quando produzido em camadas.
A forma em que o piso é produzido direciona a sua aplicação, assim é importante respeitar as qualificações técnicas de cada linha. As normas técnicas que determinam as características dos pisos vinílicos são:

NBR 14.917: Revestimentos resilientes destinados a pisos em rolo (manta) ou placa flexível homogênea ou heterogênea em PVC;

NBR 7374: Placa vinílica semiflexível para revestimento de pisos e paredes.

Benefícios

Uma das vantagens do piso vínilico é a durabilidade superior em comparação aos outros tipos de pisos. Trata-se de um produto que necessita de baixa manutenção, além de uma instalação rápida e sem sujeira. É silencioso, sobretudo, quando equiparado ao ruído de outros pisos, ou seja, é possível caminhar com qualquer tipo de calçado sem os sons característicos.

É ideal para apartamentos, pois não incomoda os vizinhos. Ao pisar nele, passa uma sensação de maciez e conforto, além de proporcionar uma ótima sensação térmica. Com uma boa variedade de cores e texturas, tem se tornado o preferido em projetos mais modernos, pois é possível recortar desenhos no piso. Agrada ainda por permitir uma limpeza rápida e descomplicada, sem a necessidade de produtos especiais. Água e sabão dão conta do recado, desde que ele fique sempre seco. Também é muito resistente, os impactos causados por quedas tendem a resultar em danos mínimos.

efeitos de recorte no piso vinilico

Efeitos de recorte no piso vinilico

 

Cuidados na instalação

A instalação pode ser feita de maneira simples e rápida, contudo a superfície precisa estar limpa, impermeabilizada e uniforme. Como mencionado anteriormente, o piso vinílico pode ser instalado sobre outros pisos sem problemas, descartando a necessidade de quebrar ou de retirar cerâmicas para a instalação do novo piso, mesmo assim deve-se atentar às condições de nivelamento do piso antigo sobre o qual será instalado. Somente não poderá ser aplicado sobre o carpete têxtil e o cimento queimado.

Formas de aplicação

Como eles se apresenta em mantas, placas ou réguas, a forma de aplicação necessita de cola ou clique conforme o modelo. A aplicação em clique torna o piso autoportante, permitindo o seu reaproveitamento posterior em outras instalações. Por mais que suas habilidades de bricolagem possam ser avançadas é importante a presença de um profissional habilitado é garantia certa na instalação do piso. O profissional deve ser capaz de avaliar as condições do ambiente, levando em consideração principalmente às questões de nivelamento e umidade do local.

Há testes preliminares que diagnosticam a presença de água ou umidade, existem linhas apropriadas para ambientes molhados, contudo a umidade sob o piso deve sempre ser evitada, pois pode ocasionar o descolamento ou deformação do piso. É importante ressaltar que mesmo havendo modelos específicos para áreas molhadas, a instalação em áreas externas não é recomendada.

Gostou do conteúdo? Dúvidas? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário aqui!  

 


Categorias: Pisos Vinílicos

Tags: