O que é gesso acartonado? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

O que é gesso acartonado?


forro em gesso acartonado

Com uma utilização crescente como sistema construtivo em projetos arquitetônicos, o gesso acartonado vem se desenvolvendo no contexto da construção civil do país, devido às diversas vantagens que apresenta, quando comparado aos sistemas construtivos tradicionais. Mas o que é exatamente este material? Como funciona sua instalação, e quais são suas vantagens? Confira, no post de hoje, informações sobre o gesso acartonado e como ele pode ser aplicado ao seu projeto. Acompanhe!

O que é gesso acartonado?

O gesso acartonado tem como matérias primas básicas o gesso e o papel cartão. As placas são produzidas industrialmente, contam com um rigoroso controle de qualidade e chegam à obra prontas para a instalação. É um material leve, que apresenta resistência à compressão e flexão e apresenta diversos tipos de aplicação: em paredes internas e externas, forros e até mesmo na produção de móveis.
retail price

Paredes de gesso acartonado

O sistema de paredes de gesso acartonado é constituído, além das placas por perfis de chapas de aço zincado. As chapas são fixadas aos perfis por meio de parafusos especiais formando um quadro estável, seguro e resistente. Uma das grandes vantagens de sua utilização é a possibilidade de embutir as instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia no espaço existente entre as placas, facilitando os procedimentos de manutenção.

O projeto de paredes de gesso acartonado pode, ainda, especificar um material de isolamento, como lã mineral de vidro ou rocha, que deve ser instalado em seu interior. O isolamento oferece para o ambiente um ótimo desempenho térmico, contribuindo para a manutenção da temperatura interna e  acústica (evitando ruídos incômodos).

Onde pode ser utilizado?

O gesso acartonado pode ser utilizado nos mais diversos tipos de parede. Sua aplicação mais comum são as divisórias internas de áreas secas do projeto. Porém, o mercado apresenta diversas opções de placas que atendem às mais variadas necessidades dos ambientes. As placas resistentes à umidade podem ser utilizadas para divisórias de áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Já as placas cimentícias, conhecidas como Drywall externo, apresentam resistência à chuva, podendo ser utilizadas como sistema construtivo para paredes externas.

As placas de gesso acartonado podem, ainda, ser utilizadas em projetos de forros, contribuindo para o desempenho acústico do ambiente e também facilitando os procedimentos de manutenção.

Quais são as vantagens do gesso acartonado?

Obra

• Velocidade e praticidade na execução do sistema, já que os componentes industrializados já chegam prontos na obra;

• Adaptáveis a qualquer tipo de estrutura, sem gerar sobrecargas, devido à leveza do material;

• Limpeza da obra, por se tratar de uma construção seca, que não necessita da utilização de chapisco e reboco como os sistemas tradicionais;

• Menor geração de resíduos, pois os componentes são pré-planejados e chegam na obra com medidas precisas e encaixes perfeitos.

Desempenho

• Ótimo desempenho térmico e acústico para paredes e forros;

• Elevada resistência em caso de incêndios;

• Facilidade na execução de procedimentos de manutenção, realizados através da abertura de uma lacuna na parede fechada com gesso, quando finalizados,

• Podem receber os mais diversos tipos de revestimento, tais como tintas acrílicas e texturizadas, cerâmica, papel de parede, tecido, fórmica, etc.

E você, já conhecia o gesso acartonado? Compartilhe suas opiniões conosco nos comentários!


Categorias: Construção, Drywall

Tags: