Móveis, nichos e estantes em drywall: tire suas dúvidas - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Móveis, nichos e estantes em drywall: tire suas dúvidas


Estantes em drywall

Dentre as aplicações mais conhecidas do sistema de construção a seco Drywall, pode-se citar sua utilização em paredes e divisórias, forros e sancas. O que muitas pessoas não sabem é que este sistema construtivo permite uma enorme versatilidade de soluções decorativas em projetos de arquitetura, possibilitando a criação de móveis, nichos e estantes em drywall e, o melhor, conferindo economia de tempo e dinheiro na obra. Estima-se que a utilização dos sistemas Drywall para a confecção de elementos como closets, prateleiras, nichos, guarda roupas, bancadas, painéis e estantes pode conferir uma redução de até 60% no orçamento da obra, sem perder a beleza e a funcionalidade destes elementos. Ainda tem dúvidas com relação à utilização do Drywall em elementos decorativos? Confira nossas respostas a algumas das perguntas mais frequentes:

1. Posso instalar portas nos armários em Drywall?

Sim. O Drywall é um material resistente, ao qual podem ser fixados os mais diversos tipos de objetos, desde aparelhos de TV e gavetas até dobradiças de portas. O importante é que estes elementos sejam previstos no projeto do ambiente para garantir a execução de reforços estruturais, caso necessário. Além disso, devem ser utilizadas buchas específicas para este material.

2. Quais revestimentos podem ser utilizados no mobiliário em Drywall?

As placas de gesso acartonado, componentes de vedação dos sistemas Drywall, podem receber os mais diversos tipos de materiais de acabamento: pintura, cerâmica, papel de parede, etc. A pintura de mobiliário em Drywall é realizada após a aplicação e lixamento das camadas de massa corrida e pode ser realizada com tinta acrílica ou epóxi. Papéis de parede e revestimentos cerâmicos podem ser aplicados da mesma forma que sobre superfícies de alvenaria. É importante apenas estar atento para a utilização de chapas Resistentes à Umidade (RU), indicadas na cor verde, para a utilização de revestimentos cerâmicos, uma vez que a umidade da argamassa pode danificar a superfície do gesso acartonado.

3. Móveis em Drywall são resistentes?

É claro que o gesso é um material mais frágil para a execução de móveis do que a madeira, por exemplo. Porém, quando sua execução é realizada por profissional capacitado, apresentam excelente resistência e durabilidade. Os cantos e quinas dos móveis em Drywall devem receber fitas específicas para este fim garantindo sua resistência aos impactos do dia a dia. As fitas de canto para Drywall, diferentemente das tiras para o tratamento de juntas, são compostas por papel microperfurado e duas tiras de alumínio, que conferem proteção às quinas.

4. Móveis em Drywall são mais baratos?

Os preços para a execução de móveis em Drywall variam de região para região e de acordo com o projeto. De forma geral, são cobrados por metro quadrado e podem apresentar redução de até 50% do preço com relação aos móveis planejados em madeira.

A execução de mobiliário e elementos decorativos em Drywall é uma excelente opção para quem deseja praticidade e economia na obra. Porém, é importante que sejam executados por mão de obra especializada para garantir todas as vantagens que este sistema construtivo pode trazer para o projeto.

Tirou suas dúvidas sobre móveis em Drywall? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

 


Categorias: Arquitetura, Decoração, Drywall