Mão de obra qualificada é fundamental para a instalação do drywall
  +55 (41) 3377-1500

Mão de obra qualificada é fundamental para a instalação do drywall


Mão de Obra em Drywall

Com a construção civil em amplo desenvolvimento no país, é mais do que necessário reconhecer a importância de um profissional capacitado nesse mercado. A falta da mão de obra qualificada afeta diretamente a produção, ocasionando problemas que vão desde atrasos na entrega e queda na qualidade, até riscos para a segurança.

Os construtores não podem esquecer que a mão de obra é um dos fatores que definem o resultado final do trabalho, junto com a qualidade do material utilizado. Entretanto, se você conta com trabalhadores pouco capacitados, não adianta nada investir em material de boa qualidade. Pelo contrário, já que esse material corre até o risco de ser desperdiçado na execução do trabalho.

Por que a mão de obra qualificada é tão importante para o drywall?

O drywall é um sistema de fácil execução. Ele foi justamente pensado para prevenir falhas humanas, além de oferecer mais facilidades que a construção tradicional durante o processo de montagem.

Mesmo assim, a execução das paredes e forros em drywall requer alguns cuidados muito específicos, inclusive na hora da montagem. Acima de tudo, é necessário utilizar os componentes e as ferramentas adequadas, além de obedecer a um processo de execução, para não prejudicar a instalação das chapas de gesso e demais elementos.

Para garantir a segurança e a qualidade dos sistemas em drywall, existem os cursos de montagem, oferecidos pelos próprios fabricantes dessa área.  Afinal, também é do interesse dos fornecedores que as paredes de gesso sejam montadas da forma correta, para a satisfação dos clientes.

Inclusive, a própria Associação Drywall – preocupada com o bom desempenho da técnica e a bem estar dos seus consumidores – já publicou o Manual de Montagem de Sistemas Drywall. O manual comtempla todas as etapas da instalação dos sistemas, com informações detalhadas sobre os procedimentos. Esse guia ainda fornece recomendações sobre os cuidados que devem ser tomados em cada momento, para evitar as falhas na execução.

Mão de obra qualificada significa economia

O emprego de uma mão de obra qualificada para execução do sistema drywall diminui bastante o número de falhas durante a sua instalação e, consequentemente, os atrasos durante a obra. Além de reduzir também o desperdício de materiais, já que boa parte dos gastos desnecessários são fruto de maus hábitos e conduta inadequada dentro do canteiro. Esses três fatores representam uma grande economia para o orçamento da construção civil.

Falta de mão de obra de qualidade

Não é nenhum segredo. Todo o setor de construção civil ainda sofre com a escassez de trabalhadores qualificados no país, embora o mercado esteja atravessando um processo muito bem-vindo de profissionalização.

Já no que diz respeito ao drywall, a preocupação é com a “recente” popularização desse método no Brasil. O uso dessa técnica vem aumentando nos últimos anos, especialmente no âmbito residencial. A demanda pela mão de obra especializada nesse modelo é uma necessidade ainda maior. Como o desenvolvimento dos trabalhadores ainda não alcançou essa demanda, não é raro encontrar trabalhadores em atividade que não passaram por qualquer forma de capacitação.

É preciso que arquitetos, administradores e construtores se preocupem em contratar trabalhadores especializados para realizar a aplicação do drywall. A ausência de uma mão de obra qualificada resulta em prejuízos tanto para a empresa quando para o cliente, podendo ainda colocar em jogo a segurança e o bem-estar dos profissionais envolvidos na execução e dos consumidores.

Não abra mão da qualidade do seu serviço, escolha sempre trabalhadores capacitados.

E você, tem alguma dúvida relacionada ao uso e instalação do drywall? Ela pode ser o tema de um próximo encontro aqui no blog. Escreva pra gente!

 


Categorias: Construção, Drywall