Limpeza de pisos vinílicos: faça corretamente - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Limpeza de pisos vinílicos: faça corretamente


limpeza piso vinílico

Pisos vinílicos são, cada vez mais, utilizados em casas e apartamentos e nos mais variados ambientes, desde salas e varandas até em salões de festa. A principal razão é o preço acessível e a facilidade na hora da instalação. De fácil limpeza, o piso vinílico tem papel de destaque quando o assunto é beleza e o conforto da sua casa.

Para que o seu piso vinílico dure bastante e continue sempre bonito, deve ser limpo corretamente.  Veja, no post de hoje, como fazer corretamente a limpeza de pisos vinílicos! Acompanhe:

1. Não deixe entrar areia no seu piso!

É fundamental ter na entrada de qualquer sala com piso vinílico um bom tapete ou capacho. Capachos servem para limpar a areia e resíduos dos sapatos e vão deixar o piso livre de pequenos arranhões. O tapete também é importante para eliminar os resíduos químicos, que podem estar nos sapatos, e causar amarelados e falta de brilho neste tipo de piso.

2. Nunca use abrasivos!

Limpe seu piso vinílico usando o método mais suave possível. Muitas vezes, estes pisos podem ser arruinados por processos de limpeza abrasivos ou muito agressivos. Então, resista à tentação de estragar o chão com um serviço pesado de limpeza. É aconselhável apenas varrer ou aspirar o chão.

3. Use os produtos adequados

Sempre tenha produtos de limpeza especiais para pisos vinílicos e siga as instruções da embalagem. Normalmente, estes produtos devem ser misturados com água morna e aplicados com um pano ou esponja.  Depois, basta esfregar o local o suficiente para soltar a sujeira.

4. Nunca molhe o seu vinílico

Remova, imediatamente, qualquer líquido que caia no chão. Retire toda a água ou a umidade que possa provoca juntas abertas e fissuras nos cantos.  A água destrói a cola, que mantém o vinil, e causa aquelas desagradáveis ondas.

5. Não é necessário encerar

Este material tem um revestimento de poliuretano que o faz brilhar. Não é necessário usar nenhuma espécie de cera, pois ela não tem uma boa aderência ao material e vai agir como um ímã para a sujeira e para a poeira. Se você cometeu este erro e aplicou cera ou algum óleo para o brilho do piso e deseja remover, misture uma xícara de amônia em um balde d’água e aplique com um pano seco. Lave toda a área com cuidado para não deixar nenhuma umidade.

O shampoo neutro também funciona muito bem para a limpeza na seguinte proporção: uma colher de shampoo e um litro de água morna. Esfregue com a mistura e seque imediatamente com um pano seco.

6. Cuidado com os arranhões

Evite pernas “pontudas”. Tenha extremo cuidado ao mover seu mobiliário. O peso dos móveis pode fazer com que o piso fique marcado. Então, coloque em seus móveis protetores, que são vendidos em lojas de ferragens. Não arraste os móveis pela casa e não esqueça que o mobiliário não tem rodinhas.

Com estas dicas práticas o seu piso vinílico vai ficar sempre bem conservado e lindo.

E então? Ficou com alguma dúvida de como limpar e cuidar do seu piso vinílico? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário aqui!


Categorias: Manutenção e Reparos, Pisos Vinílicos

Tags: