Isolamento Acústico em Drywall
  +55 (41) 3377-1500

Isolamento acústico em Drywall


poluicao-sonora

A Norma de Desempenho NBR15575, que trata das edificações habitacionais, publicada em 2013, contribuiu para a valorização das questões sobre o conforto acústico na construção civil e estabelece valores indicativos para o isolamento de paredes e coberturas nas residências. Assim, o sistema drywall passou a ser uma opção ainda mais vantajosa para diversas construtoras, pois apresenta um maior desempenho acústico que as soluções em alvenaria.

Além disso, o drywall contribui para obras mais rápidas, limpas e sustentáveis, com menos desperdício de material e maior aproveitamento da área útil do ambiente, pois possibilita que as divisórias tenham menor espessura. Muito utilizado em projetos que necessitam de bom desempenho acústico, como home teathers, cabines de som, estúdios de gravação, cinemas e auditórios, o drywall possibilita atingir diferentes níveis de isolamento, de acordo com as necessidades de cada projeto. Acompanhe:

Isolamento acústico das divisórias

Os ruídos provenientes do meio externo ou transmitidos de um ambiente para o outro podem significar grandes incômodos para usuários e moradores. O desconforto acústico pode trazer dificuldades para a comunicação verbal, problemas de concentração e inquietação, entre outros. Uma excelente solução é a aplicação de lã mineral no espaço interno das paredes drywall, que amplia o isolamento acústico, pois age como uma barreira interna, que amortece e limita a transmissão de ondas sonoras dentro do ambiente. A lã mineral contribui para o conforto térmico, atuando como isolante e conferindo temperaturas internas mais agradáveis. Uma parede de 95mm, por exemplo, apresenta capacidade de absorção sonora de 46dB com a aplicação de lã de vidro.

Sistema massa+mola+massa e banda acústica

O sistema massa+mola+massa, que também pode ser utilizado em divisórias drywall, também contribui para o conforto acústico dos ambientes. Neste caso, o ar é utilizado como forma de quebrar a intensidade das ondas sonoras. O sistema consiste em manter um espaço entre as “molas” e as placas de drywall e apresenta um isolamento de até 38 dB para paredes de 95 mm.  Outro elemento, que pode ser utilizado, é a banda acústica no encontro das paredes drywall com os elementos estruturais da construção. A banda acústica consiste em uma vedação das frestas, que impede que as vibrações dos elementos estruturais atinjam as paredes e sejam transmitidas para os ambientes.

Isolamento acústico em forros

Os forros são usualmente utilizados para a distribuição de elementos de ar condicionado e iluminação nos ambientes, mas podem também contribuir para o isolamento acústico do ambiente. Os modelos chamados acústicos apresentam maior absorção sonora e contribuem para a melhora do tempo de reverberação nos ambientes, ou seja, auxiliam na uniformização do campo acústico, garantindo inteligibilidade da fala e maior conforto para os ocupantes.

Multifuncionalidade dos forros Knauf Cleaneo Acústic

O desempenho dos forros varia de acordo com sua espessura bem como com a qualidade da montagem e o acabamento. Alguns forros, como o Knauf Cleaneo Acústico, apresentam diferentes formas de furações a serem escolhidas, de acordo com as necessidades do projeto, e contribuem não somente para o isolamento acústico do ambiente, mas também para a qualidade do ar nos ambientes, como no controle de odores.

É importante lembrar que, tanto para divisórias quanto para forros em drywall, o tratamento acústico requer mais do que a simples especificação de elementos isolantes, mas um estudo das características do ambiente, de forma que a utilização destes elementos seja efetiva e atenda aos objetivos desejados. Muitos ambientes acabam por não se beneficiar das qualidades destes produtos, pois não consideram os outros fatores envolvidos no projeto acústico. Assim, é importante ficar atento na hora de escolher a empresa responsável pela execução e contar com a orientação de um profissional especializado. Confira aqui um vídeo do engenheiro acústico Miguel Rattón.

E você, tem alguma experiência com tratamentos acústicos? Compartilhe com a gente nos comentários!


Categorias: Acústica, Drywall