Gesso Acartonado: saiba como usar e descubra as suas vantagens - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Gesso Acartonado: saiba como usar e descubra as suas vantagens


Gesso Acartonado

Uma nova tendência vem ganhando destaque nos projetos de construção, reformas e decorações de imóveis (casas e escritórios). Você já ouviu falar no Gesso Acartonado? Também conhecido como Drywall, o gesso acartonado é apenas um dos componentes desse sistema construtivo, complementado ainda por perfis, lãs de isolamento termoacústico e placas cimentícias para o fechamento externo. O Gesso Acartonado tem proporcionado soluções criativas e modernas para os mais diversos tipos de obras, mas como usá-las de forma adequada? Você conhece as vantagens e os benefícios em utilizar esse novo produto? O post de hoje vai responder essas e outras perguntas. Confira:

1. O que é o Gesso Acartonado (Drywall)

Trata-se de uma placa fabricada a partir de papel cartão e gesso. É utilizada para substituir as tradicionais paredes de alvenaria (tijolos e cimento) oferecendo maior praticidade à obra. Os modelos podem variar bastante permitindo a escolha do tipo certo para cada necessidade. Além das placas padrões (para áreas secas), existem também placas resistentes à umidade (para áreas molhadas) com silicone incluso em sua composição, placas resistentes ao calor (para escadas e corredores de emergência) com produtos retardantes de chamas em sua composição e placas específicas para reforçar o isolamento acústico e o tratamento de odores.

Você pode optar também por versões de alta dureza para locais que exijam resistência a impactos ou, ainda, flexíveis para a locais onde haja necessidade de maior adaptabilidade, especialmente indicadas para paredes e superfícies curvas.

2. Onde o Gesso Acartonado (Drywall) pode ser utilizado

Cada modelo de placa de Gesso Acartonado tem uma finalidade específica e o cuidado durante a escolha deve ter como base o tipo da obra e os locais em que serão instaladas. De uma maneira geral, as placas de Gesso Acartonado podem substituir as paredes de tijolos, permitem a criação de divisórias em escritórios e possibilitam um projeto de design de interiores elegante com a criação de painéis. Além disso, podem ser utilizadas para forros no teto, rebaixamento de teto e até na fabricação de mobiliário.

3. Vantagens e benefícios em utilizar o Gesso Acartonado (Drywall)

Por ser um material leve e de fácil adaptação aos mais diversos tipos de estrutura, é possível sentir a redução de custos com a mão de obra por exigir menor tempo e esforço para a instalação e dispensar a compra de materiais pesados como tijolos, cimento, areia e outros necessários a uma parede de alvenaria. A estrutura também fica mais leve, diminuindo a necessidade de fundações profundas e amplas. E se você estiver pensando nas instalações elétricas e hidráulicas da estrutura, não se preocupe. As placas de Gesso Acartonado permitem que os cabeamentos elétricos, de telefonia e de lógica, assim como as instalações hidráulicas passem por dutos desenvolvidos exclusivamente para a função, acondicionados no espaço formado entre as placas na composição da parede.

Para o ambiente, as placas de Gesso Acartonado possibilitam isolamentos acústicos e térmicos aumentando a sensação de conforto e tranquilidade. E você nem precisa se preocupar com as instalações de prateleiras ou televisores, pois as placas aguentam sem problemas. A única recomendação, nesses casos, é fazer um reforço na estrutura com uma chapa de madeira ou metal, caso o objeto seja muito pesado. Recomenda-se contudo a observação de uma tabela de suporte de cargas, específica para o sistema, a fim de implementar a solução mais adequada.

Não importa qual é o seu projeto (moderno, ousado ou vintage). As placas de Gesso Acartonado devem ser parceiras da obra e agregar benefícios que irão facilitar a execução do projeto e valorizar o seu imóvel.

E você, já conhecia as placas de Gesso Acartonado? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!

 


Categorias: Construção, Drywall

Tags: