Gesso acartonado: usos e vantagens - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Gesso acartonado: usos e vantagens


gesso acartonado

O gesso acartonado, conhecido como Drywall, é um material de construção produzido basicamente a partir de gesso e papel cartão, que apresenta uma ampla diversidade de uso e proporciona excelentes resultados estéticos. Nem todos conhecem as diferentes possibilidades de aplicação deste material e as vantagens que podem trazer para os mais diversos tipos de projetos. Além de características como resistência à compressão, maleabilidade e versatilidade, o gesso acartonado contribui para a realização de obras mais rápidas, limpas e sustentáveis. Conheça, no post de hoje, melhor este material, suas diferentes aplicações e vantagens. Acompanhe:

Aplicações do gesso acartonado

O mercado oferece diferentes opções de placas de gesso acartonado com diversos tamanhos, espessuras e características, que atendem a variadas opções de utilização, como:

  • Paredes e divisórias internas;
  • Paredes externas;
  • Projetos de forro, em tetos rebaixados ou sancas;
  • Fabricação de móveis.

As chapas standard são as mais utilizadas e podem ser aplicadas tanto em divisórias como em tetos e revestimentos. Existem, ainda, placas resistentes à umidade para áreas internas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, bem como placas com maior resistência ao fogo, indicadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas e corredores. As placas flexíveis são ótimas opções para projetos ousados, pois permitem a criação de superfícies curvas com facilidade.

Revestimentos e móveis

O gesso acartonado, quando utilizado em paredes e divisórias permite a aplicação dos mesmos revestimentos aplicáveis à alvenaria: cerâmica, pastilhas, papel de parede, tecidos, texturas e tintas, o que possibilita projetos arquitetônicos criativos.

Sua utilização em parede envolve ainda as questões relacionadas à resistência mecânica deste material. As paredes e divisórias apresentam boa estabilidade e capacidade de suportar objetos pesados em suas superfícies. Deve-se ficar atento à utilização de acessórios apropriados para este tipo de sistema, bem como à necessidade de reforços na estrutura interna para objetos muito pesados, como bacias e pias sanitárias, bancadas de cozinha e armários.

Vantagens da utilização do gesso acartonado

Obras

O gesso acartonado permite a realização de obras mais rápidas e limpas, já que não necessita de reboco e chapisco. O sistema é leve, evita sobrecargas e se adapta aos diferentes tipos de estruturas: metálicas, concreto ou madeira. O fato de ser um material industrializado faz com que seja previamente planejado, evitando desperdícios na obra.

Manutenção

As instalações elétricas, hidráulicas e de telefone podem ser instaladas dentro das paredes, de forma que a manutenção é realizada apenas através da abertura de uma lacuna na placa, que é facilmente fechada, após o procedimento. As placas de gesso acartonado para forros permitem que as rotinas de manutenção sejam realizadas de forma facilitada com acesso ao plenum e às instalações de iluminação e ar condicionado, por exemplo.

Desempenho

O gesso é um material que apresenta ótimo desempenho em caso de incêndios. As placas resistentes ao fogo apresentam componentes adicionais para retardar as chamas, atendendo às normas técnicas específicas. O material é, ainda, uma solução que garante bom desempenho térmico e acústico e permite a instalação de isolantes minerais entre as placas.

A utilização do gesso acartonado como solução de projeto e o aproveitamento de todas as suas vantagens depende das características de cada ambiente. O mercado oferece diversas opções de produtos e materiais que podem ser utilizados.

E você, já utilizou gesso acartonado em alguma de suas possíveis aplicações? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!


Categorias: Construção, Drywall