Como escolher um forro suspenso? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Como escolher um forro suspenso?


forro suspenso

Muita gente tem dificuldade em escolher os materiais e as técnicas que serão usadas na construção e no acabamento. Não fugindo à regra, escolher o forro adequado para cada ambiente pode ser uma tarefa árdua. Uma das opções disponíveis no mercado é o forro suspenso, uma solução eficiente para o acabamento do teto que proporciona um revestimento versátil sob a laje. Confira, no artigo de hoje, dicas para escolher o forro suspenso ideal para o seu projeto. 

Diferença de forro suspenso monolíticos e modulares

Os forros suspensos são divididos entre monolíticos e modulados. Os monólitos são mais comuns e são compostos de plaquetas de gesso ou placas Drywall, apresentando um aspecto inteiriço. Já os modulados apresentam placas fixas ou removíveis e são produzidos em madeira, fibra mineral, gesso, metal, entre outras opções. Os do tipo monolítico destacam- se devido a facilidade em utilizar sancas, rebaixos e recortes de iluminação.

Vantagens dos forros suspensos

Além da função estética, o forro suspenso tende a possuir, conforme o material utilizado, um desempenho termoacústico superior, de modo geral é resistente à propagação do fogo, e permite o acesso mais simplificado às instalações embutidas no plenum, entre outras vantagens. As inúmeras opções existentes no mercado, atendem com propriedade às mais variadas necessidade e configurações de ambiente, Apesar de ser uma peça de acabamento é necessário seguir algumas orientações técnicas que demandam o acompanhamento de um profissional, que tenha conhecimento desde o projeto estrutural.

Tipos mais comuns de forros suspensos

1.    Forro de gesso Drywall

Talvez um dos mais usados para quem quer sofisticação e modernidade. O forro de gesso é muito indicado para casar com projetos de iluminação, proporcionando um visual diferenciado. É fácil de instalar, permite criações diversas e causa pouca sujeira, diferente do modelo convencional de gesso.

2.    Forro de PVC

Trata-se do forro mais acessível do mercado. As réguas são resistentes, fáceis de limpar, higienizar e são bem versáteis. Outra vantagem é o isolamento acústico deste material.

3.    Fibra mineral

Esse tipo de forro destaca-se devido ao seu alto desempenho para o isolamento acústico e térmico. Possui boa resistência às chamas e boa reflexão de luz, além de ser indicado para diversas aplicações. É flexível em relação às medidas e ainda possui ação anti-bactericida.

4.    Lã de vidro

A vantagem deste forro é a possibilidade de remoção com facilidade. Tem o menor custo entre os forros suspensos removíveis e apresenta uma boa isolação térmica e acústica, além de não propagar chamas. Não apodrecem, são simples de aplicar e não quebram facilidade.

5.    Forro de madeira

Optar pelo forro de madeira é apostar em um projeto de arquitetura diferenciado e aconchegante de alta presença estética. Além de ser de fácil execução, é renovável e biodegradável. Porém apresenta algumas desvantagens como baixa resistência ao fogo e à umidade.

Que fatores você deve ponderar na escolha do forro suspenso?

  • Funcionalidade

A finalidade de uso do ambiente deve ser determinante na escolha do forro. Normalmente procurados como solução acústica para o ambiente, os forros suspensos apresentam outos benefícios que podem influenciar sua decisão, tais como facilidade de limpeza, resistência à umidade, resistência ao fogo e compatibilidade de formatos com o sistema de iluminação. Há também opções que atendem exigências de elevados padrões de higiene para ambientes especiais das áreas de saúde, industriais ou de alimentação.

  • Ambiente

De forma geral, todos os forros suspensos contribuem de forma decisiva na estética para projetos interiores para qualquer tipo de edificação: imóveis residenciais, consultórios, escritórios, áreas comuns de condomínios, auditórios, entre outros. Além da beleza porém, oferecem desempenhos técnicos específicos que agregam mais valor a esses ambientes. Cada ambiente tem suas próprias demandas técnicas e estéticas, para escolher de forma criteriosa e consciente é preciso atentar para cada um dos seguintes aspectos: absorção sonora, isolamento acústico, aumento da reflexão luminosa, proteção contra o fogo, facilidade de limpeza, resistência contra microorganismos e desempenhoapelo estético diferenciado. Tendo em vista essas variáveis, fica mais fácil acertar na escolha.

  • Estética

O forro suspenso traz mais beleza ao ambientes, favorecendo o design de interiores em uma linguagem contemporânea, elegante e harmônica. Podem apresentar superfícies planas, côncavas ou convexas estimulando as possibilidades criativas dos projetos. As modulações, tipos de borda, tipo de acabamento, assim como a compatibilidade com sistemas de iluminação e sonorização também são diferenciais quando a escolha é feita fundamentada no resultado estético. Coloridos, lisos, texturizados, perfurados, vazados ou personalizados, os padrões múltiplos, potencializam sobremaneira o arrojo do projeto.

Outros fatores que devem influenciar a escolha?

Depois de atendidas as recomendações técnicas para o uso adequado no ambiente a que se destina, deve-se avaliar também como o tipo de forro e suas modulações se relaciona com os projetos para a instalação de luminárias e saídas de sprinklers. Observar se o sistema de instalação do forro são viáveis para que sejama instalados preservando-se o mínimo de 2,60 m de pé direito, pois se trata da dimensão ideal para que as pessoas não se sintam desconfortáveis.

O orçamento disponível é obviamente um fator decisivo na escolha, porém esse tipo de forro temo com uma de suas vantagens a possibilidade de aplicação tanto em imóveis com laje quanto sem laje, conforme seja o seu caso, os custos podem variar a seu favor. Lembre-se que é importante pesquisar a opção mais adequada para a sua necessidade, que proporcione mais funcionalidade ao ambiente e que, por fim, lhe traga uma melhor relação custo-benefício no médio e longo prazos.

Um forro mal instalado pode tornar-se uma dor de cabeça sem fim. Busque sempre empresas capacitadas para todas as fases da obra, que além de oferecerem ótimas soluções, garantam a qualidade nos produtos e serviços prestados.

Gostou do artigo? Quer compartilhar
a sua experiência conosco ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário aqui!


Categorias: Forros Modulares

Tags: