Tecnologia drywall facilita reformas - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Tecnologia drywall facilita reformas


Drywall facilita reformas

É comum que as novas tecnologias no setor da construção civil sejam associadas exclusivamente à execução de novos empreendimentos. Algumas delas vêm contribuir para a realização de reformas e proporcionam diversas facilidades. Neste contexto, o Drywall vem crescendo no país como alternativa aos sistemas construtivos comuns por suas vantagens técnicas e financeiras.

O sistema pode ser utilizado em paredes, forros e revestimentos e tem sido muito adotado por arquitetos e engenheiros em projetos de reformas, pois contribui para uma obra mais rápida, barata, e com menor geração de resíduos. Entenda como o Drywall facilita reformas e vem incentivando a utilização de novas tecnologias na construção civil. Confira abaixo:

Paredes em Drywall

As paredes em Drywall apresentam diversas vantagens sobre os sistemas construtivos em alvenaria, mais comumente utilizados na construção civil, no Brasil. Uma destas vantagens é a menor espessura, que contribui para um melhor aproveitamento da área útil do ambiente, aumentando-o entre 5 e 7 cm em comparação com as paredes convencionais.

Outra vantagem é a facilidade de instalação do produto, com período de execução definido e mais curto. As paredes são construídas a partir de uma estrutura em aço galvanizado, na qual são aparafusadas as placas de gesso acartonado. As instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia são embutidas em seu interior, permanecendo totalmente ocultas no ambiente.

Os procedimentos de manutenção futuros também podem ser realizados com facilidade em paredes de Drywall, consistindo apenas em detectar o local exato a ser reparado e realizar um corte na placa. Depois de finalizado o reparo, a parede é facilmente restaurada com a reaplicação do recorte retirado e posterior acabamento com massa específica.

Isolamento acústico

O espaço interno entre as placas de gesso acartonado possibilita, ainda, que as paredes em Drywall recebam materiais para isolamento térmico e acústico do ambiente, contribuindo sobremaneira para o conforto do ambiente. Por este motivo, vêm sendo muito utilizadas em reformas de ambientes para Home Theaters. Para estas reformas, o Drywall pode ser utilizado em suas diversas aplicações: Como revestimentos, instalados paralelos às paredes convencionais, gerando um espaço vazio que pode receber o material isolante. Ou, ainda, na instalação das próprias paredes de Drywall, que, dependendo dos materiais especificados, chega a atingir isolamento acústico de 38 decibéis, mantendo a espessura reduzida.

O Drywall também pode ser utilizado em forros, que proporcionam elevados índices de absorção acústica para os ambientes e favorecendo o conforto acústico geral e a propagação dos sons dentro do ambiente.

Usos e acabamentos

O desenvolvimento da tecnologia relacionada ao Drywall permite que este sistema seja, nos dias de hoje, utilizado para as mais diversas aplicações. Existem no mercado placas específicas para a utilização em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e para áreas externas, resistentes à umidade e à chuva. O material vem sendo amplamente utilizado em projetos de interiores também pela possibilidade de utilização de placas flexíveis, que permitem a criação de superfícies curvas com maior facilidade, contribuindo para a criação de ambientes mais ousados.

Após a montagem, o sistema Drywall recebe tratamento das juntas com massa específica e pode receber qualquer tipo de revestimento, como: cerâmica, pinturas, papel de parede, mármore, texturas e tecidos, consumando sempre um excelente resultado estético com superfícies lisas, planas e sem juntas aparentes.

E você, já conhecia estas vantagens do Drywall? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!


Categorias: Arquitetura, Construção, Drywall

Tags: