Drywall confere agilidade às construções: confira esta e mais vantagens. - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Drywall confere agilidade às construções: confira esta e mais vantagens.


Drywall confere agilidade às construções

A utilização de gesso acartonado, o Drywall, em projetos de reformas e construções vem crescendo gradativamente, no Brasil, principalmente entre as pessoas que desejam instalar uma divisória, forro ou revestimento e necessitam de agilidade na obra. Como o próprio nome já diz, o Drywall consiste em um sistema construtivo seco, ou seja, não precisa de adição de água no momento da instalação, permitindo que todo o processo de construção ou reforma ocorra de forma mais rápida e limpa.

A construção de divisórias em Drywall permite que o tempo de obra seja reduzido a ¼ do necessário em comparação com a construção em alvenaria e ainda possibilita uma maior racionalização dos recursos e menor geração de resíduos. Também utilizado em sistemas de forros e como material de revestimento, o Drywall apresenta diversas outras vantagens para quem está construindo. Confira algumas delas! Vamos lá?

1. Leveza da estrutura e ganho de espaço

O Drywall é uma ótima solução construtiva para projetos de reformas, pois por ser um sistema leve, evita sobrecargas na estrutura do edifício. Assim, é ideal para a construção de divisórias internas em projetos residenciais e de escritórios, permitindo maior flexibilidade. Além disto, as divisórias em Drywall apresentam espessuras menores do que os sistemas construtivos tradicionais, que contribuem para o ganho de área útil nos ambientes em que são instaladas, garantindo um melhor aproveitamento do espaço.

2. Facilidade de manutenção e reformas

As instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia podem ser embutidas nas divisórias em Drywall, no momento de sua instalação. Assim, os procedimentos de manutenção são realizados com facilidade evitando o “quebra-quebra” para a abertura de uma lacuna na placa. A utilização deste sistema em forros também contribui para as rotinas de manutenção e permite que as instalações de iluminação e ar condicionado, por exemplo, sejam facilmente acessadas no plenum.

3. Isolamento acústico

Muito utilizado em ambientes que necessitam de bom isolamento acústico, como teatros, salas de cinema e home theaters residenciais, o Drywall permite a instalação de materiais isolantes, como lã mineral ou de vidro, entre as placas de gesso acartonado. Assim, as divisórias garantem um bom desempenho acústico do ambiente no qual são instaladas, bem como o conforto dos usuários. A utilização do Drywall como revestimento para sistemas comuns em alvenaria também é uma excelente solução para o aumento de suas propriedades acústicas e para o conforto térmico.

4. Versatilidade

O uso das chapas de Drywall na construção civil é bastante versátil e permite, além da criação de acessórios, como nichos, prateleiras e closets, o uso de curvas e recortes para iluminação embutida no projeto arquitetônico. Existem no mercado diferentes opções de chapas de gesso acartonado, que cumprem diferentes funções na construção, de forma que o sistema pode ser utilizado em áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Já em áreas externas, indicamos as placas cimentícias e nas áreas de saída de emergência, recomenda-se o emprego das placas rosas que são resistentes ao fogo.

5. Acabamentos

A tecnologia Drywall vem evoluindo constantemente e permite a aplicação de qualquer tipo de acabamento: pintura, texturas, papéis de parede, revestimentos cerâmicos, mármore, granito, etc. O sistema atende a quesitos rigorosos de produção e proporciona medidas precisas e um acabamento impecável. O sistema de revestimento em Drywall para paredes de alvenaria é muito utilizado como forma de preparação para as etapas de acabamento.

E você, já conhecia as vantagens que o Drywall pode trazer para o seu projeto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!


Categorias: Arquitetura, Construção, Drywall