Qual a diferença entre piso laminado e carpete de madeira? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Qual a diferença entre piso laminado e carpete de madeira?


piso-laminado

Os carpetes de madeira e os pisos laminados são uma alternativa econômica à utilização de pisos de madeira em projetos residenciais e comerciais. Cada vez mais utilizados, estes pisos costumam gerar dúvidas quanto às especificidades de cada e às diferenças que apresentam em si. Apesar do aspecto estético semelhante, você sabe qual a diferença entre piso laminado e carpete de madeira? E como ela os distingue quanto ao acabamento e características como a durabilidade e a facilidade de manutenção? Então, antes de decidir qual o melhor piso para o seu projeto, confira, no artigo de hoje, algumas informações sobre cada um deles e as vantagens e desvantagens que oferecem. Vamos lá?

Carpete de madeira

O carpete de madeira é composto por uma folha fina de madeira natural, prensada sobre uma base de madeira processada, como compensado, MDF, etc. As folhas de madeira podem ser encontradas em diversas espécies e tons e recebem acabamento em verniz cerâmico. O carpete de madeira funciona como piso flutuante, ou seja, o contrapiso recebe uma manta e as peças não são coladas ou parafusadas, mas presas umas a outras por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Nas bordas do ambiente de instalação, o rodapé arremata o revestimento, evitando que este saia do lugar.

As réguas dos revestimentos em carpete de madeira não apresentam coloração uniforme valorizando o efeito da madeira natural e contribuindo para o aspecto estético do ambiente. O sistema apresenta como vantagem, além da questão econômica, a rapidez e praticidade de instalação. Como principais desvantagens pode-se apontar a durabilidade mais baixa em comparação com outros tipos de revestimento de piso. O carpete de madeira não pode ter líquidos derramados sobre sua superfície, pois podem causar manchas. Também é preciso ter cuidado ao mover móveis, uma vez que o carpete de madeira é sensível à riscos e arranhões.

Pisos laminados

Os pisos laminados são formados por diversas camadas derivadas da madeira com superfície composta por celulose e resina melamínica, a camada Overlay, além de miolo e substrato de eucalipto ou HDF. Os pisos laminados apresentam padrões de cores muito mais variados do que o carpete de madeira com réguas mais uniformes. A instalação de ambos os pisos se dá de forma bastante semelhante, sendo o revestimento final em laminado melanímico a principal diferença entre o laminado e o carpete de madeira.

A camada Overlay, um filme transparente com resina impermeabilizante, contribui para as questões de segurança contra incêndio do ambiente, impedindo a propagação do fogo, além de manter um brilho sutil e evitar que o piso sofra riscos e arranhões. Os pisos laminados são uma das opções de revestimento mais resistentes do mercado, principalmente com relação à abrasão, apresentando, ainda, linhas específicas para ambientes de alto tráfego, com resistência ainda maior a desgastes e riscos. O produto é fabricado com alta tecnologia e oferece um bom resultado final no que se refere a encaixes e acabamentos. Sua instalação é realizada de forma simples, através do encaixe das réguas, sem a necessidade de colar o piso no contrapiso. O piso laminado contribui também para o desempenho térmico e acústico do ambiente, evitando o ruído oco característico do carpete de madeira. A principal desvantagem deste tipo de piso é sua vulnerabilidade à umidade: a água em excesso pode provocar a expansão das réguas, causando sérios danos a partir da deformação do piso.

Ambos os pisos apresentam como característica a facilidade e a agilidade da instalação. Assim, é necessário que o contrapiso esteja nivelado e alisado para a instalação da manta que será utilizada por baixo. Para a instalação, é importante estar atento às orientações e requisitos indicados pelo fabricante e sempre priorizar a execução por empresas especializadas.

E você, já conhecia as diferenças entre os carpetes de madeira e os pisos laminados? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

 


Categorias: Decoração, Pisos, Pisos Laminados