Cuidados necessários para fixação de objetos em paredes Drywall? - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Cuidados necessários para fixação de objetos em paredes Drywall?


fixação de cargas drywall

Paredes e divisórias em gesso acartonado muito utilizados na construção civil, no Brasil, como alternativa aos sistemas tradicionais, em alvenaria. O material permite a realização de uma obra mais rápida e limpa e possibilita flexibilidade e criatividade nas soluções de decoração.

A fixação de objetos decorativos nas paredes de gesso acartonado se dá de forma tão simples quanto nos sistemas convencionais, exigindo apenas alguns cuidados na execução. Confira, no artigo de hoje, quais são os cuidados e como fixar diferentes objetos na sua parede Drywall. Acompanhe:

Tipos de buchas

As “buchas para ocos”, como são conhecidas no mercado, são ideais para o tipo de fixação demandada pelas paredes de gesso acartonado. Elas funcionam como uma espécie de guarda-chuva e se abrem, quando introduzidas na cavidade. É importante também estar atento aos limites de carga apresentados por cada bucha:

  • POC

A bucha POC é indicada para a fixação de objetos de pesos leves e médios, como prateleiras, saboneteiras, entre outros. A bucha se deforma, conforme o parafuso é apertado, tornando-se uma espécie de nó que realiza o travamento de segurança.

  • Toggler bolt

Esta bucha é indicada para pesos médios e pesados, como micro-ondas, armários de cozinha, por exemplo, pois apresenta um reforço de metal preso por uma guia plástica na parte interna.

  • BAP- bucha autoatarraxantes

A BAP é indicada especialmente para paredes de gesso acartonado instaladas e cozinhas em banheiros: é ideal para a fixação de utensílios de cozinha, toalheiros, e arandelas, por exemplo.

  • PBG

Indicada para a instalação de cortinas, varais de teto, bem como objetos leves em forros de gesso, a PBG possui abas que se abrem, conforme o parafuso é apertado, garantindo um travamento seguro.

Resistência das placas de gesso acartonado

A rigidez da estrutura interna confere estabilidade às paredes de gesso acartonado, assim elas são capazes de suportar objetos pesados fixados em sua superfície. A utilização das buchas especiais permite à placa de gesso suportar cargas de até, aproximadamente, 10 kg em uma pequena área. Objetos com peso entre 10 e 40 kg merecem atenção para sua instalação, pois demandam acessórios apropriados para distribuí-lo melhor na superfície. Objetos com mais de 40 kg, como bacias sanitárias, pias, armários e bancadas, exigem a aplicação de reforços na estrutura interna. Eles podem ser instalados mesmo após a conclusão das obras das paredes, ou seja, é possível decidir instalar os objetos mais pesados após a obra e o procedimento é simples.

As buchas apresentam, nas embalagens, indicações em relação ao seu diâmetro e é importante estar atento para a realização do pré-furo. De forma geral, é bastante simples a fixação de objetos em paredes de gesso acartonado, exigindo apenas que sejam adotados os materiais e procedimentos apropriados.

E você, já fixou objetos em paredes Drywall? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários ou entre em contato!


Categorias: Construção, Drywall, Paredes em Drywall