Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu! - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu!


intalacao-de-piso-laminado

Escolher o revestimento de piso ideal para residências é uma tarefa muito difícil, pois existem muitas opções disponíveis com cores e, principalmente, materiais muito diferentes. Tudo depende do gosto e da necessidade das pessoas, mas afinal quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de material? Se você está construindo e não sabe que tipo de piso utilizar, esse post foi escrito especialmente para você! Confira:

1. Piso vinílico

A instalação desse tipo de piso é fácil e rápida. Basta que a superfície de aplicação esteja uniforme e limpa. Esse tipo de material é resistente às manchas, antialérgico e muito durável. Além de ser silencioso, há diversas cores e formatos. Basta um pano úmido para sua limpeza. Sua utilização representa uma alta economia para a obra. Porém, ele não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com a água, como banheiro ou lavanderias, por exemplo. Além disso, móveis com pés pontiagudos podem marcar o piso vinílico.

2. Cimento queimado

É um material de fácil aplicação, que necessita de uma superfície lisa e nivelada para aplicação. Muito recomendado para quem quer obras rápidas. Pode ser utilizado tanto internamente como externamente. Para prolongar sua durabilidade basta aplicar resina com base acrílica com a massa ainda úmida. É necessário que a aplicação seja correta e cuidadosa, caso contrário fissuras podem aparecer e comprometer a sua durabilidade. Algumas manchas podem aparecer com o passar do tempo.

3. Taco

Esse tipo de piso é atemporal, não causa alergias, aceita vários tipos e decoração e ainda pode ser considerado um piso aconchegante e acolhedor. É versátil, duradouro e sua limpeza pode ser feita apenas com vassoura, pano úmido e algum produto que conserve a madeira. O que pode fazer com que ele não seja escolhido são seus altos custos e sua instalação que precisa ser feita em três etapas, que incluem instalações de peças coladas, raspagem e acabamento.

4. Laminado

É um tipo de piso muito semelhante ao carpete de madeira, porém seu valor é inferior. Sua utilização é recomendada apenas em ambientes internos. Sua instalação é rápida e fácil e não necessita de acabamentos. Quando o assunto é limpeza, um pano úmido dá conta do recado de forma tranquila. Mantas de polietileno podem servir como isolantes acústicos e térmicos para o piso laminado. O contato com água ou sol de maneira direta pode deformar e estragar as peças. Além disso, alguns modelos podem se tornar escorregadios. Assim, são considerados perigosos para idosos, crianças e também para animais de estimação.

5. Cerâmico (Porcelanato)

É um dos pisos mais utilizados atualmente. É preciso antes de mais nada atentar-se a qualidade do piso cerâmico, pois há diferentes tipos e qualidade, quando o assunto é piso cerâmico, a qualidade A quer dizer que o piso é bom, já as qualidade B e C deixam um pouco a desejar. É um piso que pode ser instalado em diferentes tipos de ambiente, desde áreas externas com churrasqueiras até mesmo em banheiros e quartos. É conhecido também como piso coringa, pois costuma servir bem todos o tipos de ambiente.

6. Piso de madeira

O piso de maneira é muito utilizado por quem busca, aconchego, sofisticação e praticidade. Possui diversas tonalidades diferentes, além de formas e tamanhos variados. Outra grande vantagem desse piso é que ele pode ser aplicado de maneira inusitada, como na horizontal, vertical e até mesmo na transversal, por exemplo, causando assim modernidade ao ambiente. É um piso fácil de limpar, porém não deve ser aplicado em locais molhados ou que sofrerão com a ação da água, como terraços, banheiros ou lavanderias. Sua indicação de uso é interna, normalmente em quartos, salas ou salões.

Antes de escolher um piso, procure saber quais são suas reais necessidades e quais cabem dentro do seu bolso!

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou deseja compartilhar a sua experiência conosco? Escreva abaixo o seu comentário!


Categorias: Pisos