Como revestir paredes drywall com painéis 3D - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Como revestir paredes drywall com painéis 3D


Drywal-revestido-com-painel-3dQuem se interessa por decoração sabe que o revestimento 3D é a mais nova tendência do mercado. Se você está pensando em utilizar o material, saiba que ele é uma ótima opção de revestimento para paredes, especialmente para dar um charme especial para as paredes drywall, que têm sido cada vez mais utilizadas na personalização de espaços, tanto residenciais quanto comerciais.

Como as paredes comuns, o drywall também pode se utilizar de revestimentos para compor o estilo de decoração dos ambientes. E como uma moderna opção está o revestimento 3D, que se encaixa como uma luva nas paredes drywall. A aparência estática das paredes desaparece quando esses painéis são aplicados sobre elas. No post de hoje, veja como revestir paredes drywall com painéis 3D.

Tipos de revestimento 3D

Os painéis 3D vêm sendo cada vez mais utilizados como revestimento decorativo. O grande diferencial está na volumetria e na forma como interagem com a iluminação. É importante saber que existem opções de painéis fabricados a partir de diferentes materiais e processos, como os revestimentos em gesso moldado, madeira, silicone, entre tantos outros. O problema é que a maioria deles é relativamente trabalhosa e exige diversos cuidados especiais na instalação e manutenção. Dentre os diferentes tipos, uma opção prática, leve e rápida é o painel 3D Board, composto de fibras vegetais, de aplicação fácil e que aceita vários tipos de pintura para que se encaixe perfeitamente com o estilo de cada ambiente.

Por que usar painéis de revestimento 3D nas paredes?

Os painéis 3D Board produzem um efeito de volume nas paredes, criando uma sensação de movimento. Além disso, o revestimento 3D é capaz de criar um visual sofisticado para os mais diversos espaços internos. Você pode utilizar esses inovadores painéis para personalizar salas de estar e de televisão, quartos, halls, banheiros, dentre outros ambientes. Isso só é possível graças às características especiais do revestimento 3D. Uma das maiores vantagens é que, por serem de manuseio bastante simples, os painéis são facilmente aplicados e não exigem enormes esforços. Além disso, eles são econômicos. Quem olha para uma parede com revestimento 3D se encanta com o visual criativo e sofisticado. Por isso, muita gente costuma pensar que se trata de uma opção de custos muito altos. Outra vantagem importante, principalmente para quem se preocupa com o meio ambiente, é que os painéis são ecologicamente sustentáveis e não utilizam de compostos químicos agressivos à saúde.

Como aplicar os painéis 3D na parede

As pessoas costumam duvidar da facilidade de aplicação dos painéis 3D Board, mas saiba que a praticidade é mais um dos pontos positivos do material. Qualquer um pode desempenhar a tarefa sem que seja preciso contar com o serviço de um profissional especializado em acabamentos.

Confira abaixo os passos para a aplicação do 3D Board:

Ferramentas e Materiais para Instalação:

Trena
Régua
Nível
Esquadro Irwin
Lixa 350
Pincéis
Cola para papel de parede
Tinta Latex

Dicas para Instalação:

Adicionar entre 5% a 20% mais de água à tinta latex se a sua consistência for muito espessa para utilização em pistolas de tinta.

Metodo de Instalação:

Medir largura e altura do ambiente de acordo a planta baixa do projeto.
Marque o centro paralelo e perpendicular da parede para começar a instalação. Isso o ajudará a cortar as bordas em cada canto da parede.
Corte as placas de acordo com o seu plano antes da instalação para facilitar o manuseio e colagem.
Os instaladores sempre devem lavar as suas mãos antes de realizar qualquer trabalho com o 3D Board.
Aplicar cola de contato uniformemente com um pincel limpo.
A cola tambm deve ser aplicada na parte traseira da placa 3D Board para garantir um melhor resultado.
Deixe curar a cola por um período de 15 a 20 minutos e aplique a placa de acordo com sua marcação perpendicular e paralela na parede.
Pressione com cuidado verificando o alinhamento e aguarde alguns momentos para prosseguir com a instalação.
A pintura da placa 3D Board é opcional.

Pintura:

Para procedimento de rejunte e pintura e necessário fazer aplicação de três de mãos de seladora plástica e aguardar a secagem de 24 a 48 horas. Após este procedimento, rejunte e pintura poderão ser efetuados.
Preencha os espaços entre cada placa com massa corrida PVA de PH neutro.
Voce pode adicionar um pouco de tinta latex branca ou cola a massa corrida para aumentar a sua elasticidade.
Lixe cada espaco preenchido com Lixa 150.
Repita o processo ao menos duas vezes.
Pinte utilizando uma pistola de tinta.
Ajuste o ar comprimido na pistola e a consistência da tinta para evitar falhas na pintura e aplique a tinta paralelamente a superfície.
Espere a tinta secar por 1 ou 2 horas e aplique uma ou duas demãos a mais até ficar com aspecto de cobertura uniforme.
Revise depois de seca e busque falhas na pintura e as corrija com uma Lixa 350.
Aplicações de menos de 4 metros quadrados podem ser pintados a mão com brocha e pincel, usando do mesmo processo previamente descrito.

O que achou das nossas dicas? Você já utiliza revestimento 3D para deixar a sua casa mais bonita? Compartilhe suas opiniões e aproveite para tirar suas dúvidas nos comentários!


Categorias: Acabamento, Arquitetura, Decoração, Revestimentos