Como instalar o rodapé de poliestireno - R. Bassani Drywall
  +55 (41) 3377-1500

Como instalar o rodapé de poliestireno


Rodape-de-Poliestireno

O rodapé em poliestireno é produzido a partir da reciclagem do poliestireno expandido, conhecido como isopor. O material é uma alternativa sustentável à madeira e outros recursos naturais comumente utilizados para a produção deste elemento de acabamento, já que se utiliza de resíduos como matéria prima.  Além disto, o rodapé em poliestireno é prático, pois já vem acabado para a pintura final e apresenta passa-fio na base para a passagem de instalações.

A preocupação com a sustentabilidade também vem ganhando espaço no setor da construção civil e é preocupação constante na escolha dos materiais a serem utilizados em obra. Assim, o rodapé em poliestireno se apresenta como excelente solução para projetos de arquitetura e interiores. Mas como é instalado este tipo de rodapé? Confira o passo a passo para a instalação, no artigo de hoje:

1. Materiais necessários

A instalação dos rodapés em poliestireno pode ser realizada com o uso de bucha “T”, cola ou silicone, pinadeira, grampo galvanizado e fita dupla face. A instalação com bucha e cola é a mais recomendada para paredes de alvenaria. Além disto, são utilizados pregos 13 x 15 cm sem cabeça, cola de contato e massa.

2. Preparo da superfície

O rodapé de poliestireno pode ser instalado sobre os mais diversos tipos de revestimento. A superfície da parede onde serão instalados os rodapés deve estar pronta e com acabamento final e higienizada antes do início da instalação.

3. Preparo do gabarito

O gabarito funciona como guia para a instalação e é criado a partir de uma das peças do rodapé. Corte uma parte do gabarito com cerca de 10cm de largura e com a furadeira faça um furo de trás para frente na peça na canaleta de encaixe das buchas.

4. Realização dos furos

Utilizando-se do gabarito, marque com um lápis na parede o posicionamento dos furos a cada 40 cm. Apoiando o gabarito no local onde estará localizado o rodapé faça os furos na parede. As buchas devem ser encaixadas nos furos e vão receber os pregos sem cabeça. Esteja atento para o alinhamento perfeito das buchas na parede.

5. Instalação do rodapé de poliestireno

Faça no verso da barra do rodapé de poliestireno duas linhas contínuas de cola ou silicone. Para perfis com mais de 70 cm é recomendado que sejam feitas três linhas. A barra deve ser colocada na posição de instalação e pressionada até que as buchas se encaixem. Uma boa dica é colocar uma bucha nos pontos de emendas entre as barras, que servirá como guia para a próxima garantindo o alinhamento.

6. Cortes nas barras

Diferentemente dos rodapés em madeira, os rodapés em poliestireno exigem cortes rápidos e precisos para garantir um acabamento preciso e sem rebarbas. As peças devem ser cortadas a 45o, permitindo um encaixe mais preciso.

7. Acabamento de topo

Para o acabamento de topo, deve ser realizado um corte a 45o na ponta de uma das barras. A distância do corte deve ser a mesma da espessura da barra. Cole a peça com cola de contato.

8. Acabamento final

Após a instalação de todas as peças, utilize massa niveladora branca para as junções entre as peças. Os rodapés em poliestireno vêm pré-acabados e aceitam diversos tipos de tinta.

Se interessou pelos rodapés em poliestireno? Confira aqui um vídeo ilustrando o passo a passo para sua instalação.

E você, já utilizou rodapés de poliestireno? Já conhecia este material? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários! 


Categorias: Acabamento, Molduras, Rodapés