O drywall na blindagem radiológica - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

O drywall na blindagem radiológica


blindagem radiológica em drywall

A blindagem de ambientes onde há a utilização de equipamentos de raios X para diagnóstico mudou muito nos últimos anos. No lugar das pesadas placa de chumbo ou da argamassa baritada, surge a instalação de chapas de gesso de alta dureza. Estes elementos garantem o perfeito isolamento da área, garantindo a proteção das pessoas ao redor.

O sistema de blindagem com chapas de gesso de alta dureza é o que há de mais moderno em termos de processo construtivo baseado no Drywall. Ele funciona perfeitamente em áreas de diagnóstico por raios X e de terapia de radiação de baixa intensidade. Hoje, salas de radiologia de hospitais ou clínicas, consultórios médicos e odontológicos utilizam as chapas de gesso de alta dureza com eficiência e segurança. Veja, no artigo de hoje, como o Drywall é usado na blindagem radiológica:

Requisitos de segurança

As salas onde estão instalados os equipamentos de raios X exigem sistemas construtivos que garantam a total blindagem do ambiente. Antigamente, a espessura das placas de chumbo era diretamente proporcional à tensão elétrica do aparelho utilizado. Hoje, as chapas de gesso de alta dureza permitem o isolamento, sem que haja a necessidade de estruturas tão pesadas.

A utilização das chapas de gesso representa uma evolução, que garante maior rapidez, eficiência e praticidade do processo construtivo. Os antigos métodos são de difícil execução e pouco flexíveis em termos de adaptação arquitetônica. O elevado peso do chumbo e o tempo de execução do trabalho com argamassa baritada representam desvantagens adicionais.

Montagem da estrutura

As chapas de gesso de alta dureza são colocadas deitadas e com a borda longitudinal em paralelo ao piso. Sua fixação se dá por meio de parafusos em perfis de aço galvanizado, os chamados montantes, com espaçamento de 500 milímetros. Elas requerem o uso argamassa apropriada para este tipo de placa, que deve ser aplicada nas juntas chanfradas e de topo. O procedimento exige cuidado, pois não podem ocorrer frestas, que comprometeriam a blindagem.

A instalação se dá de forma que as juntas das chapas entre camadas fiquem desalinhadas. Tal disposição garante o isolamento da radiação. Para completar o processo, deve haver especial atenção com a colocação de caixas de luz, tomadas, luminárias e demais elementos no teto rebaixado. Eles precisam ser blindados por trás – em paredes e revestimentos – e por cima, quando no teto. Outro cuidado diz respeito às recomendações do físico ou engenheiro nuclear responsável pelo projeto de instalação.

Acabamento

Após a instalação das chapas de gesso de alta dureza, vem a etapa de acabamento. A superfície precisa estar limpa e ter recebido o fundo preparador apropriado para absorção de água. Entre os revestimentos indicados, destacam-se os seguintes tipos de tinta e de verniz:

  • Tinta de dispersão à base de resinas sintéticas;
  • Tinta com efeito multicolorido;
  • Tinta à base de óleo;
  • Verniz fosco;
  • Tinta de resina alquídica;
  • Tinta à base de verniz de poliuretano;
  • Tinta epóxi;
  • Tinta à base de silicatos, desde que aplicada com o fundo apropriado.

Já os revestimentos cerâmicos requerem o uso de argamassa colante ACII ou ACIII. Em ambientes onde há a ação de água, recomenda-se a impermeabilização da parede, com rodapé de 20 a 30 centímetros de altura. Se o acabamento for com papel de parede e laminados melamínicos, o ideal é utilizar apenas produtos que atendam às especificações do fornecedor da chapa.

Vantagens

A utilização do Drywall de alta dureza apresenta inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais de blindagem. As principais são:

  • Maior facilidade de instalação;
  • Aplicação em paredes, tetos e revestimentos;
  • Economia na blindagem, pois não há uso de chumbo;
  • Maior liberdade de criação para projetos arquitetônicos;
  • Resistência à ação do fogo;
  • Isolamento acústico eficiente;
  • Garantia de alto desempenho;
  • Maior facilidade no que diz respeito à disposição final dos resíduos, já que não há a utilização de chumbo.

O Drywall baseado em chapas de gesso de alta dureza representa um avanço tecnológico em termos de processo construtivo. Além de ser mais rápido e econômico, ele nãos se utiliza de um elemento extremamente poluidor – o chumbo –, gerando ganhos para o meio ambiente. Cada vez mais hospitais, clínicas e profissionais de saúde apostam nas vantagens do gesso de alta dureza.

Quer saber mais sobre as chapas de gesso de alta dureza? Tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco.


Categorias: Construção, Drywall

Tags: