Benefícios e vantagens do uso de carpetes - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

Benefícios e vantagens do uso de carpetes


carpete na decoração

Os carpetes estão sendo redescobertos como opção estética e versátil para a decoração de ambientes. O mercado apresenta, atualmente, diversas opções de materiais, cores e tamanhos, possibilitando a criação de ambientes sofisticados dos mais diversos estilos, desde os clássicos aos mais modernos e arrojados.

Além de sua versatilidade e da questão estética, o uso de carpetes oferece, ainda, diversas vantagens como revestimento de piso, contribuindo para o conforto e a salubridade do ambiente. Se você está considerando opções para o piso da sua casa ou escritório, acompanhe, a seguir, os benefícios e vantagens do uso de carpetes. Confira:

 

1. Custo benefício

Apesar de sua associação com uma imagem de luxo, os carpetes oferecem, atualmente, um excelente custo benefício para o revestimento de pisos. Com os avanços tecnológicos das fibras sintéticas, as opções são acessíveis aos bolsos de quem está decorando e aparecem como alternativa a outros revestimentos mais caros, mesmo quando considerados os custos de instalação.

 

2. Isolamento térmico

Os carpetes contribuem para o conforto térmico dos ambientes nos quais são instalados, atua como material isolante e mantém a temperatura interna por mais tempo. Sua aplicação, em quartos e salas, permite criar ambientes mais aquecidos e aconchegantes. Os carpetes atuam armazenando pequenas quantidades de ar, que retêm a temperatura por mais tempo, contribuindo para a redução do consumo de energia em ambientes com condicionamento de ar.

 

3. Versatilidade

Com o desenvolvimento tecnológico, os carpetes apresentam, hoje em dia, as mais diversas variedades de cores e texturas, oferecendo infinitas opções de combinações para uma decoração moderna e sofisticada. Além disto, podem ser aplicados não somente nos pisos, mas também em degraus, escadas, paredes e outras superfícies, de acordo com o estilo do ambiente que se pretende criar. Os carpetes são também uma ótima opção para mascarar danos existentes no piso, cobrindo qualquer tipo de problema.

 

4. Facilidade de instalação e manutenção

A instalação dos revestimentos em carpete ocorre de forma fácil, rápida e sua manutenção deixou de ser um problema. Existem no mercado inúmeros produtos de limpeza voltados para este tipo de piso, bem como materiais em fibras à prova de manchas, que dificultam a absorção de líquidos e facilitam a limpeza.

 

5. Salubridade do ambiente

Os carpetes atuam na retenção do pó que se encontra no ar dos ambientes, contribuindo para um ar mais limpo. A retenção das partículas de pó, portadoras de micróbios e bactérias, faz com que a poeira não seja aspirada pelos usuários do ambiente, melhorando a qualidade do ar.

 

6. Isolamento acústico

Além do isolamento térmico, carpetes são ótimas opções para reduzir o nível do ruído nos ambientes, pois apresentam um coeficiente de absorção sonora maior que outros revestimentos de pisos. Assim, são ideais para redução dos incômodos sonoros causados pelo caminhar de pessoas, e para ambientes em que se deseja o equilíbrio do som, como home theaters.

 

7. Segurança

A superfície antiderrapante dos revestimentos em carpete contribui para evitar quedas e escorregões, o que pode ser uma grande vantagem para ambientes utilizados por crianças ou idosos. Além disto, podem apresentar superfícies macias, que protegem os usuários de ferimentos mais graves em caso de acidentes.

Gostou do artigo de hoje? Você utiliza carpete na sua residência ou escritório? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco nos comentários!

 


Categorias: Carpetes, Decoração

Tags: