As tendências de pintura e revestimento de paredes - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

As tendências de pintura e revestimento de paredes


Brandy-50-x-50

As paredes das residências vêm ganhando, cada dia mais, importância como elementos de decoração nos ambientes e estão se tornando peças chave na definição dos demais elementos, como móveis, tecidos e iluminação. A escolha do revestimento mais adequado para determinada parede requer criatividade e disposição, fatores que podem contribuir para modernizar um ambiente sem muito trabalho. A escolha do material deve levar em consideração algumas variáveis, como: o ambiente em que será aplicado, o estilo desejado, bem como as questões práticas como limpeza e localização da parede. Confira algumas dicas e tendências para o revestimento de paredes:

Papel de parede

Papéis de parede vêm sendo, cada vez mais, utilizados na decoração e são uma forma prática e criativa de revestir. O mercado apresenta diversas opções de estampas: florais, listras, xadrez, etc. O estilo retrô também aparece como uma tendência com diversos conjuntos de desenhos, composições e cores. As estampas com arabescos, a utilização de diferente texturas, os listrados e as composições geométricas também aparecem como tendência nos revestimentos. As opções de papéis de parede são cada vez mais duráveis, de fácil aplicação, limpeza e manutenção.

Madeira

O uso de madeira como revestimento de paredes internas possibilita ao ambiente um visual impactante e acolhedor. O mercado apresenta diversas opções apropriadas para revestimentos verticais com diferentes formas de aplicações, cores e texturas. A madeira nas paredes aquece os ambientes e confere um ar natural e elegante, além de ser um material resistente e atemporal. A técnica de wood print em papéis de parede também é uma opção, pois apresenta os desenhos da madeira em diferentes composições, texturas e cores.

Tecidos

Os tecidos têm sido utilizados como revestimento de paredes combinados com as demais estampas utilizadas nos elementos de decoração, como em estofados e almofadas. A utilização deste material contribui para inovar a aparência da casa, brincar com texturas e tornar a residência mais aconchegante. Na combinação de estampas de tecidos em diferentes peças decorativas, é importante estar atento à sobreposição de diferentes cores e texturas para a evitar exageros, que podem pesar no ambiente. Cores As tendências de decoração têm apontado para os tons neutros para pintura de paredes. Assim, nuances de cinza, desde o cinza claro até o chumbo, vêm compondo os projetos de interiores combinados com pitadas de cores fortes no mobiliário e nos demais elementos decorativos. Além disso, os tons metálicos, principalmente o laranja acobreado, devem dominar as paletas de cores nos ambientes. A profusão de cores vibrantes, como o azul e o fúcsia nas paredes, também vem contribuir para a criação de ambientes mais alegres, divertidos e com boas energias.

Revestimentos 3D

Os revestimentos 3d vêm garantindo seu espaço na decoração, existem soluções em madeira, cerâmica, gesso, pedras etc. Mas uma inovação para quem deseja investir em ambientes modernos de visual atrativo são os painéis 3D produzidos a partir de fibras vegetais. Além de ecologicamente correto, este revestimento é de fácil aplicação e manutenção e pode receber diversas variações de cores. O Rubik, da 3DBoard, é um dos modelos de maior destaque com caraterísticas de quadros elevados, que dão beleza e exuberância para o ambiente. As opções são as mais variadas atendendo aos mais diversos estilos de decoração de interiores. Confira mais alguns modelos da 3DBoard Brasil.

Painéis Rubik 3DBoard

Painéis Rubik 3DBoard

O planejamento da solução de revestimento a ser adotado é muito importante e depende de fatores, como o material utilizado na construção da parede e a localização da residência. Alguns materiais e revestimentos não são compatíveis, como azulejos aplicados em paredes de madeira, ou papel de parede aplicado em parede de tijolos sem argamassa, podendo apresentar problemas durante e após a aplicação. Além disso, paredes posicionadas em locais que recebem sol, durante grande parte do dia, devem receber revestimentos mais resistentes para não perder suas características com o passar do tempo. As paredes drywall são uma excelente opção, pois podem receber diversos tipos de revestimento – pintura, cerâmica, papel de parede, etc. – e apresentam a vantagem de oferecer uma superfície lisa, pronta para o acabamento. Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião! Deixe o seu comentário.


Categorias: Acabamento, Arquitetura, Decoração