8 dúvidas sobre Drywall respondidas por profissionais - R. Bassani
  +55 (41) 3377-1500

8 dúvidas sobre Drywall respondidas por profissionais


obra-drywall

O Drywall é um sistema construtivo a seco cada vez mais utilizado em projetos de arquitetura e decoração devido às vantagens que conferem aos ambientes no qual é instalado. Amplamente utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, o Drywall vem ganhando espaço na construção civil brasileira, mas ainda desperta dúvidas em consumidores e profissionais. Confira as respostas para oito dúvidas respondidas por profissionais relacionadas ao sistema construtivo:

 1. O que é Drywall?

O termo Drywall é utilizado para definir o sistema de construção a seco constituído por uma estrutura em aço galvanizado onde são fixadas placas de gesso acartonado, compostas por miolo em gesso e face em papel cartão. Dentre as vantagens deste sistema pode-se citar a versatilidade de uso, a facilidade de instalação, a praticidade na realização de reformas e reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e a possibilidade de incremento com materiais de isolamento térmico e acústico.

2. O que significa a cor de cada placa de gesso acartonado?

Existem no mercado três tipos de placas de gesso acartonado diferenciadas pela cor da cobertura em papel cartão.

1. Chapas Verdes – Resistentes à Umidade (RU): indicadas para a instalação em áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, pois recebem a adição de silicone e aditivos fungicidas.

2. Chapas Rosas – Resistentes ao Fogo (RF): indicadas para a instalação em áreas enclausuradas, como escadas e saídas de emergência, uma vez que apresentam fibra de vidro em sua composição garantindo resistência ao fogo.

3. Chapas Brancas – Standard (ST): correspondem à variedade mais básica das chapas drywall, utilizadas em paredes, revestimentos e forros de ambientes secos.

3. Quanto tempo duram as placas? Existe garantia?

Sim. Os fabricantes oferecem cinco anos de garantia para serviços e materiais, porém a durabilidade das placas depende de várias circunstâncias, como o local de instalação e as condições de preservação. A vida útil da placa aumenta quando evitado o contato direto com água e agressões físicas pontuais.

4. É possível fixar objetos em paredes Drywall?

Sim. O Drywall é um sistema construtivo resistente onde todo tipo de objeto pode ser fixado ou pendurado seja em paredes, forros ou revestimentos. Para tal, é necessária a utilização de buchas especiais, expansivas ou basculantes. A fixação de objetos mais pesados como armários ou suportes de TV exige a colocação de reforços na estrutura. O ideal é que os objetos sejam especificados no projeto inicial, mas também podem ser instalados posteriormente caso necessário.

5. Drywall oferece mais economia que as paredes em alvenaria?

Sim. A instalação do Drywall, quando realizada por profissionais especializados é rápida e limpa contribuindo para a redução do tempo de obra e evitando desperdícios e custos relacionados à remoção de entulhos.

6. Drywall pode receber qualquer tipo de revestimento?

Sim. O Drywall funciona exatamente como uma parede convencional no que se refere à aplicação de revestimentos com a vantagem de oferecer uma superfície lisa e pronta para o acabamento. É importante estar atento à utilização de massas e materiais específicos para Drywall para a instalação de revestimentos cerâmicos.

7. Como realizar manutenções hidráulicas ou elétricas em paredes Drywall?

A facilidade na realização de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas é uma das vantagens do sistema Drywall. Estas instalações são embutidas entre as placas de gesso acartonado. Assim, os reparos podem ser realizados através da abertura de um vão nestas. Para tal, deve ser identificado o lugar exato para a realização do reparo agilizando o acesso e o procedimento de manutenção. Após o conserto, a placa é facilmente restaurada podendo receber novamente qualquer tipo de acabamento.

8. Drywall pode ser utilizado em áreas úmidas? E em áreas externas?

As placas RU, indicadas pela cor verde, apresentam resistência à umidade, podendo ser instaladas em áreas úmidas. Para áreas externas o uso do Drywall só é recomendado, quando a superfície não apresentar contato com chuva, nem possibilidade de infiltrações. São, por exemplo, utilizadas em sacadas de apartamentos, uma vez que se encontram protegidas pelo peitoril do andar superior.

Você já conhecia estas informações sobre o sistema Drywall? Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco nos comentários!


Categorias: Drywall