5 Dicas sobre o Telhado Shingle - R. Bassani Drywall
  +55 (41) 3377-1500

5 Dicas sobre o Telhado Shingle


Telhado-Shingle

Shingle é um tipo de telhado muito comum fora do Brasil. Porém, por se tratar de uma cobertura que garante segurança, durabilidade e flexibilidade aos projetos, está em alta na construção civil. Em geral, o brasileiro busca sempre telhas cerâmicas ou de fibrocimento para revestimento de coberturas, mas, devido à vedação, durabilidade e acabamento, estas telhas vêm ganhando espaço e atenção por parte de construtores e arquitetos. No post de hoje, 5 dicas sobre o telhado Shingle. Acompanhe:

1. Ótima impermeabilidade e acabamento diferenciado 

Uma das principais características do telhado Shingle é a absoluta impermeabilidade. Infiltrações e goteiras, por exemplo, não são problemas para esse tipo de cobertura. Outro diferencial diz respeito à inclinação, como o telhado Shingle aceita inclinação íngreme e curvatura, o acabamento acaba sendo diferenciado, oferecendo soluções luxuosas e inovadoras para diversos projetos, é certamente o único tipo de telhado que possibilita diversos recortes e detalhes que trazem sofisticação ao acabamento final.

2. Garante maior conforto térmico

Para quem busca conforto térmico para ambientes, como um sótão habitado, por exemplo, a telha Shingle é o sistema de cobertura ideal. Na montagem de sua estrutura, cria-se uma câmara de ventilação entre o forro e a base da telha, evitando assim que o calor absorvido se acumule e aumente a temperatura do ambiente.

3. O custo benefício deve ser considerado

Muitos diriam que o telhado Shingle é bem mais caro do que o convencional. Olhando apenas para o preço, a premissa parece real, pois o sistema exige a cumeeira em conjunto com o beiral ventilado, que compõem o sistema de ventilação do telhado, e também não dispensa calhas e rufos perimetrais e nos encontros telhados e alvenaria. É importante ressaltar porém que o custo x benefício da telha Shingle deve ser avaliado a médio e longo prazo, pois a sua durabilidade é imbatível e dispensa até manutenções periódicas.

4. É uma cobertura leve e durável

O telhado Shingle é muito leve, quando comparado aos outros sistemas de cobertura tradicional. Levando-se em conta a base de madeira, o metro quadrado pode pesar entre 15 e 20 kg. As telhas são feitas de manta asfáltica coberta por rocha vulcânica pigmentada por um processo cerâmico. Por ser feita de uma rocha extremamente lisa e livre de porosidades, a telha não sofre qualquer desbotamento ou mesmo é atacada por fungos. Sua vida útil é indefinida, a durabilidade chega a ser comparada à madeira e sua garantia pode chegar a até 20 anos. Para esse tipo de cobertura não é necessária a troca periódica de telhas, o sistema suporta ventos de até 110 km por hora. Quem conta com um sistema de telhado tradicional, sabe que há cada três ou quatro anos são necessárias lavagens para que o telhado se mantenha conservado, com o Shingle este tipo de manutenção simplesmente não existe.

5. É preciso mão de obra especializada 

A instalação é em certa medida simples, porém é recomendado pesquisar por bons profissionais no mercado. Por ser um sistema relativamente novo, os casos de má instalação não são tão raros. Feita incorretamente o telhado poderá estar comprometido em menos de 3 anos.

A R. Bassani conta com diversas soluções para esse tipo de cobertura. Quer saber mais sobre os  telhados Shingle? Entre em contato conosco!

 


Categorias: Coberturas, Telhados Shingle